Cidade Meio Ambiente

Encontro de bacias hidrográficas se realizou em Nova Friburgo

O ECOB-RJ é um evento promovido pelo Fórum Fluminense dos Comitês de Bacias (Dulce Tupy)
O ECOB-RJ é um evento promovido pelo Fórum Fluminense dos Comitês de Bacias (Dulce Tupy)

A crise da água está aí para todo mundo ver e sentir. Falta água nos reservatórios, o preço da água está cada vez mais caro, os rios estão secando, as nascentes desaparecendo, o meio ambiente está cada vez mais degradado. O que fazer? Para responder estas e outras perguntas, realizou-se em Nova Friburgo o III ECOB-RJ, Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Rogério Cabral, do secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Ivison Macedo, da representante da Secretaria Estadual do Ambiente, Rosa Formiga, do presidente do Fórum Fluminense dos Comitês de Bacias Hidrográficas, Affonso Henrique, membros dos 9 Comitês de Bacias Hidrográficas Fluminenses, gestores públicos federais, estaduais e municipais, representantes de empresas de saneamento, de universidades, instituições da sociedade civil e ambientalistas em geral.
O III ECOB durou 3 dias e trouxe o tema “Comitê de Bacia – A solução para a gestão das águas”. O evento teve por objetivo integrar os Comitês de Bacias, promover o debate sobre a gestão compartilhada das águas e promover a divulgação de casos de sucesso. Nos 2 primeiros dias se realizaram as mesas de diálogo: “Segurança Hídrica, Proteção de Mananciais e Pagamento de Serviços Ambientais (PSA ) e “Legislação dos recursos hídricos – Avanços e Desafios”. O último dia foi destinado às visitas técnicas à Área de Preservação Ambiental (APA) Estadual de Macaé de Cima, à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Conselheiro Paulino; e à Estação de Tratamento de Efluentes Industriais- STAM Metalúrgica.
O I ECOB-RJ realizou-se no Rio de Janeiro, no auditório da FIRJAN, e teve um público de 201 inscritos. O II ECOB-RJ, foi em São Pedro da Aldeia, no Teatro Municipal Dr. Atila Costa, com 224 participantes. O III ECOB-RJ foi em Friburgo, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, com 250 pessoas, numa curva ascendente de público. Em sua terceira versão, o ECOB-RJ foi o principal evento de recursos hídricos do Rio de Janeiro. No final, realizou-se a Assembleia Geral do Fórum Fluminense dos Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH), quando se definiu o local para o IV ECOB-RJ, em Campos dos Goitacazes.

Similar Posts