Cidade Dulce Tupy

Os 15 anos do jornal O Saquá retratam a vida da cidade

Editorial - Dulce Tupy

As primeiras edições do jornal O Saquá foram publicadas, em meados do ano 2000. No final de julho daquele ano, saía nas ruas a edição de número zero, experimental, do jornal O Saquá. Era uma edição em apenas 2 cores, verde e preto, com o slogan “O jornal de Saquarema”. Em pouco tempo O Saquá se tornou uma referência no município, mesmo nos bairros mais distantes como Mombaça, Serra do Matogrosso, Bicuíba, levado pelas mãos dos leitores que acompanham o dia a dia da Câmara, os atos do Poder Executivo, as festas religiosas, as notícias sobre a política, a saúde, a educação, o esporte, a cultura, o meio ambiente e mais um tanto de assuntos importantes para os cidadãos. Assim, ao longo do tempo, o jornal O Saquá cumpriu sua função social de formar e informar os leitores, dentro da ética jornalística, sempre se posicionando quanto às questões relevantes e polêmicas da vida da cidade.
Foi assim, quando a obra da Barra Franca foi anunciada e O Saquá foi o único jornal a discutir o projeto original; também agora, quando acompanhamos de perto cada lance do anunciado projeto de construção do Porto de Jaconé, estamos nos posicionando. O jornal O Saquá cobriu todas as eleições municipais, estaduais e nacionais, para informar a comunidade. No município, registrou todos os grandes fatos, os acontecimentos, as crises, os eventos esportivos, o carnaval, os efeitos das mudanças climáticas, a visita da presidenta Dilma Rousseff, primeira presidente a visitar Saquarema, além dos acidentes, do ciclone extratropical, do controle da dengue e febre aftosa, abrangendo ainda toda a evolução urbana e social. Por suas páginas passaram todos os homens públicos da cidade, políticos, empresários, atletas, profissionais liberais, jovens, idosos, mulheres, homens e crianças, enfim, toda a gama de pessoas que compõem uma sociedade plural.

 

O Saquá
é a maior
mídia de
Saquarema

Hoje, o jornal O Saquá surge nas pesquisas espontâneas, feitas na cidade, como o maior veículo impresso e o de maior credibilidade. Foi uma conquista, passo a passo. Primeiro, com a introdução de cores, para ficar mais atrativo. Depois a versão na internet, osaqua.com.br, que projetou o jornal para além das fronteiras municipais, se colocando em seguida nas redes sociais (facebook, twitter, google +), passando a atingir um público cada vez maior: 40% dos leitores da cidade, cerca de 20 mil pessoas, mensalmente. Verdadeira vitrine do município, O Saquá é a maior mídia local e sua contribuição para o desenvolvimento da cidadania é incalculável. O jornal O Saquá não tem preço; sua resistência não tem limite. Superando todas as dificuldades numa cidade pequena do interior, que às vezes não valoriza a atividade jornalística, teve que suportar todo tipo de concorrência, algumas até desleais, verdadeira pirataria. Mas graças a uma equipe coesa, pequena e atuante, O Saquá continua firme, em sua caminhada pela comunicação democrática, com apoio da iniciativa privada, comerciantes, empresários, empreendedores, médicos, advogados, dentistas, que chegam juntos, em saudável parceria. Confiança e profissionalismo. Talvez esteja aí a fórmula do sucesso do jornal O Saquá, que vai comemorar seus 15 anos em uma exposição das melhores capas deste período, na Casa da Cultura, no dia 6 de agosto, às 19 horas. Todos estão convidados.

Similar Posts

3 thoughts on “Os 15 anos do jornal O Saquá retratam a vida da cidade
  1. Parabéns a toda equipe deste jornal. Chegar aos quinze anos nos dias atuais é a maior demonstração de teimosia e heroísmo frente as dificuldades em colocar na rua um jornal do porte de “O Saquá”. Que Deus guie sempre os passos de todos, para que possamos brindar os próximos anos esta garra que os caracterizou até hoje.

  2. Parabenizo com uma imensa felicidade os 15 anos do Jornal O Saqua.
    Sinto-me privilegiada em Presença da Ilustre Dulce Tupy e Edmilson que constroem em cada edição a Alma da comunicação. Essencialmente voltada ao público, onde Arte, Cultura, Meio Ambiente, Transparência, Comprometimento, Parceria e Independência Plural .
    Duas Estrelas da Comunicação Brasileira no Céu Saquaremense.
    Abraços Fraternos e minha Gratidão
    Patricia

Comments are closed.