Cidade Comunidade Saúde & Ciência

Resgate Saúde salvando vidas

A secretária Ana Cristina com parte da equipe de funcionários, além do coordenador Alexandre, subcoordenadora Rosane e instrutor Marquinho (Foto: Edimilson Soares)
A secretária Ana Cristina com parte da equipe de funcionários, além do coordenador Alexandre, subcoordenadora Rosane e instrutor Marquinho (Foto: Edimilson Soares)

Em Saquarema, o serviço Resgate Saúde, com uma ambulância que atende aos acidentados nas ruas e também em domicílio, é mantido com recursos da Secretaria Municipal de Saúde desde agosto de 2014. Sob a gestão da secretária municipal de Saúde, Ana Cristina Oliveira da Silva, o Resgate Saúde ganhou uma sede, localizada no anexo do PU de Saquarema, na rua ao lado do Fórum Oliveira Vianna, onde funciona a sua coordenação e se concentra toda a equipe de 22 funcionários, entre eles 5 mulheres. Tendo como coordenador os técnicos Alexandre Araújo, como subcoordenadora Rosane Henriques e como instrutor Marquinho, o Resgate Saúde geralmente é o primeiro socorro a chegar no local do atendimento.
“O Resgate Saúde tem a missão de salvar vidas, com agilidade e eficiência, ministrando os primeiros socorros no local e fazendo o transporte dos pacientes até os Postos de Saúde de Urgência ou até o hospital”, explica a secretária de Saúde, Ana Cristina, que está dando uma nova cara ao serviço. Agora com camisetas amarelas e um bonezinho com o logotipo criado especialmente para o serviço, o Resgate Saúde está com sua autoestima elevada, sendo que até duas socorristas foram homenageadas recentemente com a Comenda Mulher de Ouro, na Câmara Municipal, por ocasião das comemorações do Dia Internacional das Mulheres, além da própria secretária Cristina que falou na tribuna em nome de todas as homenageadas.

A ambulância bem equipada do resgate saúde (Foto: Edimilson Soares)
A ambulância bem equipada do resgate saúde (Foto: Edimilson Soares)

O Resgate Saúde trabalha para reduzir a mortalidade no município e para isso conta com uma equipe especializada, que atua em um sistema de emergência 24 horas. Acionado em casos de urgência, pelo telefone 192, o Resgate Saúde conta com uma ambulância nova, equipada com tecnologia própria para este tipo de serviço, com pranchas, imobilizador, desfibrilador semi-automático, oxímetro, aspirador e KED para coluna, entre outros equipamentos. É um serviço independente, mas complementar ao serviço de salvamento do Corpo de Bombeiros que tem sua ambulância própria para atender exclusivamente os acidentados em vias públicas.
“Além dos casos de emergência, o Resgate Saúde, também desenvolve ações preventivas”, explica Cristina, como por exemplo treinamento na rede municipal de saúde, nas escolas e comunidade, onde os socorristas demonstram como proceder em casos de acidentes, até a chegada do Resgate Saúde. “O Resgate Saúde é um diferencial em momentos decisivos porque tem uma equipe qualificada”, explica a secretária de Saúde. Agora, desvinculado da Defesa Civil, que permaneceu na Secretaria de Serviços Públicos, cumprindo outras missões importantes para o município, o Resgate Saúde tem uma sobrecarga de atendimentos por ocasião das festas populares na cidade, como o carnaval, no verão e a Festa de Nossa Senhora de Nazareth, em setembro.
“Nós temos uma média de 108 a 110 atendimentos mensais”, diz o coordenador Alexandre, um número que nas datas festivas se multiplica! Além da ambulância do Resgate Saúde, o município conta com 7 ambulâncias, sendo 3 nos Postos Urgência (PU) de Saquarema, de Jaconé e de Sampaio Corrêa, e mais 3 ambulâncias com UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) no hospital, ficando sempre uma em conservação, de reserva ou em conserto. É um serviço já implantado e atendendo à população de Saquarema com dedicação e técnica, comprovadas em menos de um ano de existência.

Similar Posts