Cidade Comunidade Saúde & Ciência

Dia da Mulher no Rio Mole

Além do ônibus da mulher do campo e da floresta, o evento incluiu o lançamento da campanha “Quem ama abraça... fazendo escola” (Foto: Edimilson Soares)
Além do ônibus da mulher do campo e da floresta, o evento incluiu o lançamento da campanha “Quem ama abraça… fazendo escola” (Foto: Edimilson Soares)

A Secretaria Municipal da Mulher fez uma comemoração diferente este ano trazendo para o Rio Mole, na zona rural saquaremense, um ônibus para o atendimento às mulheres do campo e da floresta vítimas de violência. Na ocasião, foi lançada também a campanha “Quem ama abraça… fazendo escola”, para prevenir a violência contra meninas e mulheres, reflexo da desigualdade de gêneros, fundamentada em valores culturais machistas, que legitimam e tornam naturais as violações aos direitos humanos.
Realizada pela Redeh (Rede de Desenvolvimento Humano) e Instituto Magna Mater, em parceria com o Instituto Avon e a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, a campanha tem o apoio da Fundação Ford, organismos estaduais e municipais de Políticas para as mulheres e secretarias estaduais e municipais de educação. Coordenado pelo Conselho Municipal da Mulher de Saquarema e Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Saquarema, o evento reuniu mulheres, agricultoras e professoras do bairro.
Foram distribuídos materiais diversos, entre eles a cartilha e o caderno da campanha “Quem ama abraça… fazendo escola” e um DVD com clipes em versões diferentes, para crianças e jovens, além do clipe já lançado em 2011, na versão adulta, com participação de artistas consagrados, que podem ser acessados no site da campanha quemamaabraca.org.br. É uma forma inteligente e criativa de combater a violência contra a mulher, que complementou muito bem o atendimento do ônibus para o atendimento às mulheres do campo e floresta. Coordenado em Saquarema pela professora Edna Calheiros, presidente da AMEAS, Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema, a comemoração contou com a presença das secretárias municipais da Mulher, Rosângela Borges, da Educação e Cultura, Ana Paula, de Promoção Social, Elisia Rangel, além do secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca Wellington Matos.

Similar Posts