Cidade Educação Política

Promissora Juventude de Saquarema

Em visita ao jornal O Saquá, Murilo, ao lado das meninas, e seus amigos inseparáveis (Foto: Edimilson Soares)
Em visita ao jornal O Saquá, Murilo, ao lado das meninas, e seus amigos inseparáveis
(Foto: Edimilson Soares)

O estudante Murilo Augusto dos Santos, aluno da Escola Técnica Estadual (ETE) Helber Vignoli Muniz, a FAETEC de Bacaxá, foi selecionado no Programa Jovem Embaixador e vai passar 3 semanas nos Estados Unidos (EUA), a partir de janeiro de 2015. Ele foi persistente; ano passado, na primeira tentativa, ficou entre 3 candidatos a 2 vagas; não foi contemplado mas ganhou uma semana de imersão na Cultura Inglesa, em Londrina. Esse ano, ele se inscreveu novamente e, por já estar com 18 anos, seria sua última oportunidade. Todo esforço valeu a pena ao conferir a lista de aprovados para 2015.
Murilo Augusto cursa o ensino médio técnico em Meio Ambiente, foi presidente do Grêmio Estudantil por 2 anos, participa de trabalhos voluntários pela Igreja Batista do Rio Seco, foi intérprete para os missionários que visitaram a igreja, fez uma viagem em missão social à República de Cabo Verde, na África, em 2012. Pelo Programa Rio 2016, junto à secretaria municipal de Agricultura Abastecimento e Pesca, plantou mudas para recuperação de matas ciliares do Rio Roncador, na Serra do Matogrosso. E já trabalha como professor de inglês no On You Cursos, em Bacaxá.

Jovem embaixador

Entre 13 mil alunos brasileiros da rede pública de ensino inscritos, de 15 a 18 anos, foram escolhidos 50 jovens para representar o Brasil neste intercâmbio. O programa existe desde 2002 e seleciona estudantes com fluência no inglês, com vocação para o voluntariado e bom desempenho escolar. A programação da viagem que vai durar 3 semanas inclui uma visita à Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília e, nos EUA, um passeio pela capital norte-americana Washington, com treinamento em liderança e meio diplomático.
Na formação deste jovem é possível notar o quanto a estrutura familiar se faz presente: o pai Magno, a mãe Verônica e os irmãos mais novos Benjamim e Natan são sua base e a força vem dos amigos inseparáveis, Jade, Cecyllia, Lucas, Pedro e Júlio César. Murilo também fez questão de lembrar o apoio da igreja e dos professores que fizeram a diferença em todo esse processo, especialmente Sérgio Mattos, Denys Brasil e Natalia Vignoli. O programa cobre despesas de passagens, hospedagem e alimentação, mas não os gastos pessoais; portanto Murilo aceita doações, através dos contatos: augusto.murilo@outlook.com ou (22) 98127-1646.

Similar Posts