Cidade Comunidade

Cidadania em debate na Conferência do Projeto INCID

DSC00816

O projeto Indicadores da Cidadania (INCID) é uma parceria entre o IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) e a Petrobras, com objetivo de medir o exercício da cidadania em 14 municípios do Leste Fluminense, visando contribuir com a justiça social e ambiental nessa região impactada pela construção do Comperj (Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro). Os indicadores da cidadania foram desenvolvidos com metodologia participativa, em diálogo com organizações da sociedade civil locais. O Incid realizou um primeiro seminário em dezembro de 2011, em Itaboraí e, em 2013, um seminário final da primeira etapa do Projeto INCID “Cidadania Ativa: Construindo Redes na Luta por Direitos”, no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, na UFF, em Niterói.
Na ocasião, reuniram-se os grupos que participaram do INCID durante 2 anos, compartilhando experiências, e foi lançado uma publicação intitulada “Cidadania em construção”. Com 48 páginas e tiragem de 3 mil exemplares, ela trouxe várias reportagens sobre as principais descobertas da equipe durante a pesquisa no território, e ações do projeto, além de artigos de especialistas do grupo científico de referência. A publicação está disponível no site do INCID.
Agora, em agosto de 2014, realizou-se no Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ a Conferência Nacional “Cidadania Efetiva e Direitos Humanos”, quando foi apresentado o Sistema de Indicadores de Cidadania do IBASE, como forma de avaliar o estado dos Direitos Humanos. Durante dois dias foram debatidos diversos aspectos da cidadania real praticada nesses municípios, com abertura para novas propostas de indicadores sociais. Coordenada por Cândido Grzybowski, diretor do IBASE, a conferência reuniu intelectuais, formuladores e gestores de políticas públicas, dirigentes de organizações cidadãs, movimentos sociais e ativistas em direitos humanos. A ideia é potencializar a luta por Direitos Humanos e democracia nesse território e por extensão em todo o Brasil. Saquarema participou com vários delegados da sociedade civil.

A conferência foi coordenada pelo diretor do IBASE, Cândido Grzybowsqi  (Foto: Dulce Tupy)
A conferência foi coordenada pelo diretor do IBASE, Cândido Grzybowsqi (Foto: Dulce Tupy)

Similar Posts