Beatriz Dutra: Cultura é Notícia Cidade Cultura

Cultura e Beleza em Saquarema

Cultura é Notícia - Beatriz Dutra

Com alegria, atendi ao amável convite de DULCE TUPY (Editora do jornal “O Saquá” e Membro Correspondente da Academia de Letras Rio – Cidade Maravilhosa) e compareci à solenidade realizada no dia 30 de abril passado, na Casa de Cultura Walmir Ayala, aqui em Saquarema, em homenagem ao poeta saquaremense ALBERTO DE OLIVEIRA (1859 – 1937) considerado “o mestre no sentido daquele que indica a rota”, da trindade parnasiana integrada ainda por Olavo Bilac e Raimundo Correia.
Foi comovente ver a poesia viva do Poeta, sendo lida e saudada por crianças e jovens estudantes das escolas da rede municipal de Saquarema, professores, diretores, vereadores, jornalistas, artistas, escritores e pessoas do povo, em geral, 155 anos depois do seu nascimento. “A vida é breve e a arte, longa”: verdade incontestável. E quem não se sensibilizaria, por exemplo, com a perfeição e a beleza destes versos do seu soneto “Beijos do céu”? “Santos e anjos beijavam-te… eu bem via, / beijavam todos o teu lábio ardente; / e, beijando-te, o próprio Onipotente, / o próprio Deus nos braços te cingia!”…
Louve-se, ainda, a aprovação, naquele mesmo dia, pela Câmara Municipal, do projeto de lei proposto pelo Vereador Chico Peres (também poeta e membro da Ac. de Letras Rio – Cidade Maravilhosa) que instituiu o mês de ABRIL como o “MÊS ALBERTO DE OLIVEIRA”. Beleza!… Beleza!
Parabéns, Saquarema! Parabéns, também, pelos seus 173 anos de emancipação político-administrativa, ocorrido em 08 de maio! Sinceros e efusivos PARABÉNS!

Similar Posts