Cidade Dulce Tupy

Vem aí as comemorações dos 173 anos do município de Saquarema

Editorial - Dulce Tupy

No próximo dia 8 de maio, Saquarema completará 173 anos de emancipação político-administrativa e, para comemorar seu aniversário, uma série de eventos já estão programados. No dia 1º de maio, quinta-feira, às 15 horas, haverá a “Festa do Trabalhador”, em frente ao campo de grama sintética, na Basileia, em Sampaio Corrêa. A festa substituiu o antigo desfile cívico escolar que se realizava nos distritos e agora se concentra num único dia no centro de Saquarema. No dia 2 de maio, sexta-feira, às 20 horas, haverá a tão esperada inauguração das obras do novo Posto de Saúde de Sampaio Corrêa, na Rodovia Amaral Peixoto, que passou por uma grande reforma. Em seguida, nos dias 3 e 4 de maio, sábado e domingo, a VI Mostra de Carros Antigos Saquarema vai reunir os aficionados e curiosos na Praça do Coração, no Centro de Saquarema, na Vila.
No dia 5 de maio, segunda-feira, às 19 horas, o “Canta Saquarema”, um evento gospel, vai se realizar no Terminal Rodoviário de Bacaxá, com a participação de cantores da cidade e do grupo A Arca. No dia 6 de maio, terça-feira, às 8 horas da manhã, será promovido o “Café do Idoso”, na Praça do Bem Estar, na orla da Lagoa de Saquarema e, no dia 7 de maio, quarta-feira, às 6 horas da manhã, será a vez do “Café da Manhã do Trabalhador”, na Secretaria Municipal de Promoção Social, em frente à Padaria Marocas, em Bacaxá. No Centro de Desenvolvimento do Vôlei, à noite, haverá a Sessão Solene da Câmara Municipal de Saquarema, para entrega de Títulos e Honrarias. Finalmente, no dia 8 de maio, quinta-feira, às 10 horas, Missa Solene na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazareth e, a partir das 14 horas, desfile cívico-escolar, na Praça do Coração, em frente à igreja matriz.

As duas datas
significativas
do aniversário
de Saquarema

O aniversário de Saquarema é sempre uma boa ocasião para se fazer uma reflexão. É quando se comemora um dos momentos mais intensos na história de Saquarema, quando por interferência dos chamados “barões do café”, entre eles o Barão de Saquarema, a antiga Vila no Arraial de Nossa Senhora de Saquarema, que pertencia à Comarca de Cabo Frio, é elevada à categoria de Município. Porém, este título conquistado em 8 de maio de 1841 será contestado regionalmente e, em 1859, Saquarema retorna à categoria de freguesia, anexada a Mataruna, pertencente à freguesia de São Sebastião de Araruama. Mas esta situação dura pouco e, a partir dos protestos dos saquaremenses, Saquarema readquire sua condição de Vila. A nova instalação do município, porém, só ocorre em 29 de janeiro de 1861, a partir de grandes manifestações dos moradores. Portanto Saquarema tem dois bons motivos para comemorar: o dia 8 de maio de 1841, quando a Vila se torna pela primeira vez município, e o 29 de janeiro de 1861, quando retorna novamente a ser município, depois de uma humilhante anexação a Araruama.

Similar Posts

2 thoughts on “Vem aí as comemorações dos 173 anos do município de Saquarema
  1. Cara Dulce,Gostei do texto. bem elucidativo, mas o termo “humilhante” para qualificar a anexação à araruama me soou um pouco bairrista/provinciano. Mesmo que essa não tenha sido a intenção, o que eu acredito, parece passar a ideia de que ser saquaremense é melhor do que ser araruamense.

    1. Charles, o termo “humilhante” se refere ao que os saquaremenses sentiram naquele momento, não vale para os dias de hoje… é apenas um “licenciamento” histórico. Porque a briga entre os barões era grande e os saquaremenses tiveram que ter uma garra imensa para reconquistar o título que haviam perdido para Araruama.

Comments are closed.