Política

Paulo Renato fazendo a diferença na Câmara

Eleito presidente da Câmara para o mandato 2013-2014, o vereador Paulo Renato vem demonstrando sua liderança no encaminhamento dos projetos de leis (Foto: Edimilson Soares)
Eleito presidente da Câmara para o mandato 2013-2014, o vereador Paulo Renato vem demonstrando sua liderança no encaminhamento dos projetos de leis (Foto: Edimilson Soares)

Ele tinha pouco mais de 20 anos, quando veio morar em Saquarema, vindo de Niterói, casado com a Dra. Paula Magno, fonoaudióloga e mãe de seus dois filhos: Renato e Rafaella. Paulo Renato logo assumiu responsabilidades na Prefeitura, tendo sido secretário de Ação Social, de Governo e de Fazenda. Em 1996, foi eleito vereador, na mesma eleição que trouxe de volta o prefeito Carlos Campos, depois sucedido por Dalton Borges. Agora, em seu quinto mandato, Paulo Renato assumiu pela segunda vez a presidência da Câmara, cargo que vem exercendo com admirável competência.

No exercício da presidência pela 2ª vez, Paulo Renato  mostra maturidade e coerência política (Foto: Agnelo Quintela)
No exercício da presidência pela 2ª vez, Paulo Renato mostra maturidade e coerência política (Foto: Agnelo Quintela)

Experiente, até por sua atuação nas diversas vezes em que presidiu importantes Comissões Parlamentares, como a de Orçamento e de Legislação e Justiça, foi Paulo Renato que abriu a série de audiências públicas sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual, o Plano Diretor e o Código de Posturas. Foi também o autor da Lei da Agenda 21, em 2007, depois de ter sido pioneiro na Comissão Especial de Meio Ambiente da Câmara, em 2007, quando atuou em conjunto com a FAMOSA, Federação das Associações de Moradores e Amigos de Saquarema e a FAMERJ, Federação das Associações de Moradores do Estado do Rio de Janeiro.

Em 2012, tornou-se o primeiro vereador eleito pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Paulo Renato é um político profissional, o primeiro a montar um gabinete para atender a comunidade, em Bacaxá, quando a Câmara ainda não oferecia esta infraestrutura. Por isso, não foi difícil para ele administrar a Câmara, reorganizar os setores, adquirir novos equipamentos, como computadores, notebooks, telefones e ar condicionado para facilitar o trabalho legislativo. Na parte interna da Câmara, reformou salas, banheiros e criou uma nova recepção para o público. Antenado com a modernidade, colocou wi-fi, com acesso livre à internet, em toda a Câmara e até no plenário, criando também a TV Câmara, que tem cerca de 5 mil acessos por sessão, às teças e quintas.

Medalhas e diplomas

“Esta é uma Câmara diferente”, diz Paulo Renato, o presidente que não descuidou da pauta social também. “Fizemos duas sessões na Faetec: o Dia da Mulher, quando é concedido o diploma de Mulher de Ouro, e a Moção de Aplausos, para aproximar a Câmara da população”, explica.

O presidente tranquilo  em seu novo gabinete (Foto: Edimilson Soares)
O presidente tranquilo em seu novo gabinete (Foto: Edimilson Soares)

Recentemente promoveu a Medalha Professora Carmen, um projeto do vereador Pitiquinho, filho do ex-vereador Pitico e da professora Carmen, para homenagear os destaques na área da Educação; e a Medalha João da Lida, o primeiro comunicador da cidade, indicação de sua própria autoria, em homenagem ao Dia da Consciência Negra.

Convidado pelo senador Lindberg, pré-candidato do PT ao governo do Estado, para ser candidato a deputado federal, Paulo Renato acaba de dar uma demonstração de liderança, ao sair vitorioso nas eleições do PT em Saquarema, onde selou uma aliança entre o primeiro colocado, Luizão das Flores, reeleito, com o segundo, Zedi, que aceitou ficar como vice. É uma prova da maturidade política que atingiu aos 50 anos, com tudo que aprendeu nos últimos anos na política. Um aprendizado que passa também pelo deputado Paulo Melo e leva à parceria com a prefeita Franciane Motta. Como diz seu slogan, desde a primeira campanha: com “Coragem e Determinação”. Assim Paulo Renato faz a diferença.

Similar Posts