Hortas e estradas fortalecendo o município

Ações da secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca

O secretário municipal de agricultura, Wellington Magalhães (à esquerda), exibe orgulhoso, junto com funcionários, a faixa do programa que propõe sustentabilidade para o meio rural no município (Foto: Secom PMS)

O secretário municipal de agricultura, Wellington Magalhães (à esquerda), exibe orgulhoso, junto com funcionários, a faixa do programa que propõe sustentabilidade para o meio rural no município (Foto: Secom PMS)

A secretaria municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca está promovendo um projeto de incentivo a criação de hortas, com o objetivo de conscientizar a população sobre o cultivo sustentável. A iniciativa inclui o envio de profissionais especializados até o local para realizar a preparação do terreno e adubação do solo, além de palestras sobre como manter o cultivo. Algumas unidades escolares já adotaram esta ideia, além o Corpo de Bombeiros da cidade. A técnica de agropecuária, Silvia Adriana de Gouveia, responsável pelas mudas e hortas, informa que outras instituições do município Podem aderir ao projeto, de forma gratuita, pelo telefone (22) 2654-1235.

Ainda nessa proposta de desenvolvimento de hortas, destaca-se também o trabalho realizado no Horto Municipal, sob a responsabilidade do secretário de Transporte e Serviços Públicos João Carlos Araújo que, além de cultivar vegetais orgânicos, livres de agrotóxicos, faz a distribuição de mudas, participando de atividades de saúde no município. Outra ação pelo fortalecimento da agricultura é o programa Estrada de Produção, de preparação agrícola, manutenção e abertura de novas ruas na área rural. O lançamento através da secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, em parceria com o governo do Estado, visa o desenvolvimento do produtor rural. Para isto, o município recebeu máquinas especializadas e um trator agrícola, que já beneficiou as comunidades de Rio Mole, Rio Seco, Mato Grosso, Basiléia, Morro dos Pregos e Rio Mole Pequeno.

Compartilhe!
Palavras-chave:

Sobre o autor

A equipe do jornal O Saquá é formada por diversos jornalistas.