Saúde & Ciência

Fórum de nutrição e diabetes

A endocrinologista Dra. Simone, a nutricionista Dra. Vanessa e a enfermeira Soninha, do Programa Hiperdia de Saquarema (Foto: Edimilson Soares)
A endocrinologista Dra. Simone, a nutricionista Dra. Vanessa e a enfermeira Soninha, do Programa Hiperdia de Saquarema (Foto: Edimilson Soares)

A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, realizou o IV Fórum de Nutrição e Diabetes, no Salão Paroquial da Igreja Santo Antônio, em Bacaxá. O evento teve como tema “O impacto da nutrição na alimentação da vida moderna”. Segundo a coordenadora do evento, Vanessa Klapper Frota, todos os fóruns realizados anteriormente foram inspirados nos pacientes diabéticos e hipertensos do município, onde ela trabalha como nutricionista e coordenadora do Programa Hiperdia.

“Foram eles que me motivaram a realizar esses fóruns. No Hiperdia nós vemos a realidade do mundo e o quanto essas doenças vêm aumentando a cada dia. Então, essa é uma pequena homenagem e esclarecimento para aqueles que trabalham e lutam diariamente contra essas enfermidades”, diz Vanessa.

Estiveram presentes a prefeita Franciane Motta, secretários e vereadores, médicos, enfermeiros, professores, estudantes e principalmente pacientes do Hiperdia. A professora de educação física do Programa Hiperdia, Ana Cristina, que participa do evento pela segunda vez, considera muito importante, no combate à hipertensão e diabetes, aliar uma boa alimentação à atividade física, até para prevenir as doenças.

As palestras foram feitas pelas nutricionistas Luciana Moura, Áurea Regina Astulla e Cláudia Falcão que falaram sobre “Diabetes: Sáude e Prevenção”, “Alimentação na vida moderna x consumo de fibras” e “Por trás dos rótulos: alimentos diet x ligth”. No final, foi oferecida uma degustação de alimentos diets, ligths e orgânicos, cultivados em Saquarema.

Similar Posts