Cidade

Crianças recebem comemorações especiais

O Dia das Crianças no município contou com muita diversão e ações pelos direitos fundamentais dos pequenos cidadãos saquaremenses (Foto: SECOM-PMS)
O Dia das Crianças no município contou com muita diversão e ações pelos direitos fundamentais dos pequenos cidadãos saquaremenses (Foto: SECOM-PMS)

A semana da criança teve comemorações com brincadeiras e guloseimas para a garotada. No dia 12 de outubro, no terminal rodoviário de Bacaxá, foi realizada a tradicional festa em comemoração ao Dia das Crianças, organizada pela Prefeitura de Saquarema. No dia seguinte,  foi a vez do bairro São Geraldo, onde aconteceu o evento organizado pelo vereador Romacart. A Turma do Barril, na Barrinha, em Saquarema, também comemorou a data mais uma vez, com distribuição de brinquedos, animação e doces.

O Brasil foi o criador do Dia das Crianças, idealizado pelo, então deputado federal Galdino do Valle, em 1920. Em 1924 a data foi oficializada pelo presidente Arthur Bernardes, mas só começou a ser comemorada entre 1955 e 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela, em parceria com a Johnson & Johnson, lançou a Semana do Bebê Robusto, para aumentar a venda de brinquedos na semana do 12 de outubro, que tornou-se o Dia da Criança. Na maioria dos países, a comemoração acontece em 20 de novembro, em referência à data em que a UNICEF oficializou a Declaração Universal dos Direitos da Criança, em 1959.

Nos cultos afro-brasileiros, tanto na umbanda como no candomblé, também há uma festa dedicada às crianças que é uma homenagem aos ierês, entidades infanto-juvenis, identificadas no sincretismo religioso brasileiro como Cosme e Damião. No barracão de Mãe Dolores de Xangô, no dia 28 de setembro comemora-se a data com farta distribuição de doces, balas e bolos às crianças da comunidade.

Similar Posts