Cidade

Congresso de diretores de jornais do interior se realiza em Búzios

Os representantes da ADJORI-Brasil e das ADJORI estaduais na abertura do evento realizado  no município de Armação de Búzios (Foto: Edimilson Soares)
Os representantes da ADJORI-Brasil e das ADJORI estaduais na abertura do evento realizado no município de Armação de Búzios (Foto: Edimilson Soares)

O futuro da imprensa no interior dos estados da federação foi um dos principais temas debatidos no XIV Congresso da ADJORI-RJ (Associação dos Diretores de  Jornais do Interior do  Estado do Rio de Janeiro), realizado em Armação dos Búzios, nos dias 8, 9 e 10 de novembro. Reunidos no Rio Búzios Beach Hotel, os diretores de jornais do interior mostraram a força que têm juntos, com uma tiragem superior a de qualquer grande jornal no Brasil. Na abertura do evento, marcaram presença os deputados federais Adrian Mussi (PMDB), de Macaé, e Otávio Leite (PSDB), Rio de Janeiro, além da vereadora Joice Costa (PSDB) de Búzios. Também participou do congresso o presidente do Sindicato dos Jornais do Interior do Rio de Janeiro, Marcelo Godinho, de Itaguaí.

Dr. Ricardo Zouein, promotor de Conceição de Macabu,  que deu uma aula sobre a Lei de Acesso à Informação (Foto: Edimilson Soares)
Dr. Ricardo Zouein, promotor de Conceição de Macabu, que deu uma aula sobre a Lei de Acesso à Informação (Foto: Edimilson Soares)

Coordenado pelo presidente da ADJORI-RJ, Paulo César Caldeira, tendo no cerimonial o vice Pablo Sergio de Freitas, o Congresso reuniu mais de uma centena de empresários, em torno de questões técnicas e profissionais. Com apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), da Caixa Econômica Federal e da Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios o evento teve a participação de membros da ADI-RJ (Associação dos Diários do Interior) e de associações de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Sergipe e Rondônia. Durante o evento ocorreu também o III Encontro Nacional de Jornais do Interior, que congrega cerca de 600 jornais associados, responsáveis por informar cerca de dois mil municípios brasileiros.

O presidente da ADJORI-RJ, Paulo César Caldeira (Foto: Edimilson Soares)
O presidente da ADJORI-RJ, Paulo César Caldeira (Foto: Edimilson Soares)

Durante três dias foram apresentados painéis, palestras e debates sobre assuntos de interesse dos proprietários de jornais como o associativismo, o planejamento estratégico, a Lei de Acesso à Informação, o futuro dos jornais e as novas mídias. Foram palestrantes o presidente da Adjori-Brasil, Miguel Gobbi e o da Adjori-SP, Carlos Balladas, entre outros representantes estaduais, como Sergio Joikaits, vice da ADJORI-Brasil e Cláudio Vasconcelos, da ADJORI-Sergipe. Uma das palestras que mais chamou a atenção foi a do promotor de justiça de Conceição de Macabu, Dr. Ricardo Zouein, sobre a Lei de Acesso à Informação, também conhecida como Lei da Transparência e Controle Social. No final, o talk show “Plantão de Notícias”, do jornalista e comentarista de rádio Maurício Menezes, encerrou a fase dos debates, com muito humor e descontração.

A ADJORI-RJ nasceu há 31 anos e tem como baluartes o jornalista Jourdan Amora, do jornal diário A Tribuna, de Niterói, e do semanário Jornal de Icaraí, além de Oscar Pires, do jornal O Debate, de Macaé. Junto com outros jornalistas como o saudoso Laércio Ventura, do jornal A Voz da Serra, de Nova Friburgo, os pioneiros da ADJORI-RJ compraram a sede atual em Niterói, mantendo até hoje a instituição como uma das mais bem sucedidas no país.

O salão do Rio Búzios Beach Hotel ficou lotado  com os representantes dos jornais do interior (Foto: Edimilson Soares)
O salão do Rio Búzios Beach Hotel ficou lotado com os representantes dos jornais do interior (Foto: Edimilson Soares)
O casal Jourdan Amora, do jornal A Tribuna, de Niterói  e o casal Oscar Pires, do jornal O Debate, de Macaé (Foto: Edimilson Soares)
O casal Jourdan Amora, do jornal A Tribuna, de Niterói e o casal Oscar Pires, do jornal O Debate, de Macaé (Foto: Edimilson Soares)

Um dos pontos altos do encontro foi o depoimento de Jourdan Amora, seguido pelo de Oscar Pires, que emocionaram a todos. Adriana Ventura, herdeira do pai Laércio Ventura e do avô Américo Ventura, mãe do jovem Gabriel, a quarta geração dos Ventura, também participou do evento, assim como Luiz e Gustavo, herdeiros de Eva e Jourdan Amora. O jornalista Mário Souza, editor do Jornal da Cidade, de Niterói, e o casal Edimilson Soares e Dulce Tupy, editores do jornal O Saquá, de Saquarema, também participaram do Congresso da ADJORI, em Búzios.

Similar Posts