Política

IV Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa – EEJAI

O Encontro de Jornalistas foi na Câmara Municipal de Niterói (Foto: Agnelo Quintela)
O Encontro de Jornalistas foi na Câmara Municipal de Niterói (Foto: Agnelo Quintela)

Promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado (SJPERJ), o IV EEJAI aconteceu na Câmara Municipal de Niterói, em um sábado inteiro, dia 28 de setembro. Dedicado às discussões sobre o profissional e as atividades desenvolvidas em assessoria de imprensa e na mídia em geral, o encontro reuniu profissionais de vários municípios fluminenses.

Plenária do IV Encontro Estadual de Jornalistas (Foto:Agnelo Quintela)
Plenária do IV Encontro Estadual de Jornalistas (Foto:Agnelo Quintela)

As palestras foram muito discutidas e passaram pela atuação dos profissionais na época da ditadura, pela atual precarização da profissão, passando pela formação, desemprego, inclusão de novas mídias, a responsabilidade ambiental, bem como as questões de gênero e etnia. O perfil do jornalista, apresentado por Felipe Simon, em pesquisa elaborada pela Universidade Federal de Santa Catarina, revelou uma maioria composta por mulheres, brancas, 30 anos, solteiras e que praticam alguma religião. O presidente do SJPERJ, Continentino Porto comentou como sendo a fase do “comando do baton nas redações”.

No hall da Câmara aconteceu a exposição fotográfica “Futebol, Paixão Nacional”, uma realização da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro (ARFOC), com a curadoria do fotógrafo Alcyr Cavalcanti, do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). E, após a mesa de abertura, houve a apresentação de parte do filme Memória de Chumbo, de Lúcio Castro.

O jornalista Vilmar Berna (Foto: Agnelo Quintela)
O jornalista Vilmar Berna (Foto: Agnelo Quintela)

Nas mesas, coordenadas pelo jornalista Mário Sousa, os jornalistas Flávio Pessoa, Pereira da Silva, Mário Jakobiskind, Pinheiro Junior, Sérgio Caldieri, Fernando Paulino e Paula Máiran, presidenta do Sindicato de Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, além dos professores Nilo Sérgio, da Comunicação da UFRJ, Álvaro Brito, de Barra Mansa, Soraya Venegas, da Estácio de Sá, Rebeca Bruno, da Universo, Dalva Pinheiro, da UFF e Marcos Romão, da Rede Mama Terra. Jornalistas fluminenses como Cláudia Antunes, Evaldo Nascimento, o fotógrafo Adalberto Diniz, Carlos Alberto Antônio e Edgar Fonseca fizeram intervenções. Falando sobre o jornalismo ambiental, a jornalista Dulce Tupy, de Saquarema e o jornalista e ambientalista, Prêmio Global, da ONU, Vilmar Berna, de Niterói.

Similar Posts