Política

Começam as obras da Nova Barra Franca

Autoridades dos governos municipal e estadual marcaram presença no lançamento das obras (Foto: Agnelo Quintela)
Autoridades dos governos municipal e estadual marcaram presença no lançamento das obras (Foto: Agnelo Quintela)

Mal começou a obra da Nova Barra Franca e a cidade já vive um clima de polarização entre os que defendem a obra, principalmente pescadores e ambientalistas, e os que são contrários, alegando que a reconstrução do molhe de pedras pode alterar a qualidade das ondas da Praia de Itaúna, considerada o “Maracanã do Surfe”. O lançamento da obra já foi polêmico, com um grupo de oposição política ao atual governo, com faixas, cartazes e palavras de ordem.

No palanque improvisado na entrada da barra, na Praça do Coração, além da prefeita Franciane Motta, a presença do governador Sérgio Cabral, do vice-governador Pezão, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) deputado Paulo Melo, do secretário estadual de Meio Ambiente Carlos Minc, da presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) Marilene Ramos, prefeitos e vereadores da região. Segundo o secretário Carlos Minc, o projeto da Nova Barra Franca foi desenvolvido para que pudesse sustentar as condições ambientais e marítimas da região.

“Este projeto envolve a construção do molhe de 150 metros que foi simulado em laboratórios espanhóis, de tal forma a resistir às fortes ondas e correntezas do local”, lembrou ainda que o local ganhará um lindo restaurante panorâmico.
Ao usar a palavra, o deputado Paulo Melo agradeceu ao governador Sérgio Cabral pela parceria e destacou os investimentos, no valor de 52 milhões, que vão gerar cerca de 250 empregos, favorecerá os pescadores, a navegabilidade, além de resolver definitivamente o problema da Lagoa de Saquarema.

O governador Sérgio Cabral lembrou que está investindo no sistema lagunar da Região dos Lagos, não só em Saquarema, mas também no Canal de Itajurú, em Cabo Frio. “Estas obras são importantes por serem ecologicamente corretas e incentivarem o turismo”. A prefeita Franciane Motta, por sua vez, disse estar honrada pelo apoio às obras da cidade. “Receber esta grande obra é um presente que temos que comemorar”, disse ela na ocasião, para cerca de 500 pessoas com faixas de agradecimento. Falando pelo Legislativo, o vereador Matheus da Colônia foi dos mais emocionados. Para ele a Barra Franca foi e será um benefício permanente para toda a comunidade pesqueira.

Similar Posts