Comunidade

A equipe de defesa, poder e ordem em Saquarema

Os órgãos competentes pela realização de segurança pública do município de Saquarema estão à disposição da população em plantão de 24 horas. Saiba quem são os responsáveis diretos por estes setores da sociedade e quais as funções de cada um.

Capitão Luis Fernando (Fotos: Michele Maria)
Capitão Luis Fernando (Fotos: Michele Maria)

Polícia Militar

 A Polícia Militar (PM) conta com o comando do Capitão Luis Fernando Pereira, que veio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), onde ficou por 8 anos. Há 3 meses está à frente da 4ª Cia do 25º BPM, com um efetivo de aproximadamente 80 policiais. A PM tem por funções assegurar o respeito à lei, prevenir situações de risco, fiscalizar e controlar o trânsito em suas áreas de atuação, proteger pessoas e bens, perseguindo e capturando ou apreendendo suspeitos de cometer delitos. Os atendimentos vão desde pequenos furtos até homicídios. Os casos mais registrados atualmente no município são roubos de residências, o que preocupa a força legal, que vem criando estratégias para amenizar as ocorrências.

Delegado Dr. Santana
Delegado Dr. Santana

Polícia Civil

A Polícia Civil da 124ª DP (Saquarema), conta com o delegado, Mitiriatides de Santana, que assumiu em agosto deste ano. Com experiência de 25 anos de delegacias, Dr. Santana, mostrou-se muito transparente no trabalho que já iniciou na cidade, inclusive levando processos para estudar em casa e com isto já tem dados importantes desvendados em sua gestão. Pela primeira vez em Saquarema, o delegado disse ter gostado da acolhida da pequena cidade e da credibilidade nele depositada. As funções da Polícia Civil são apurar as infrações penais, proteger pessoas e bens, assim como os direitos e garantias individuais, promover perícias criminais, entre outras.

Coordenador César Henrique
Coordenador César Henrique

Defesa Civil

Tendo à frente o Coordenador César Henrique, popularmente conhecido como Cezinha, a Defesa Civil de Saquarema já conquistou projetos importantes, como a implantação de pluviômetros em áreas de risco da cidade, sem contar o trabalho diário que realiza, na prevenção de acidentes. Palestras em escolas e associações fazem parte do cotidiano dos profissionais que atuam nos 3 distritos. Entre as principais ações da Defesa Civil, estão à prevenção, visando a não ocorrência de desastres, o socorro, evitando perdas de vidas humanas, no caso de desastres inevitáveis, a assistência, criando condições de abrigo, alimentação e atenção médica às vítimas e a recuperação, tentando fazer com que os atingidos por desastres possam retomar a vida pré-existente.

Major Ricardo Esteves
Major Ricardo Esteves

Bombeiros Militares

O Destacamento de Bombeiros Militares de Saquarema está sob o comando do Major Ricardo Esteves. Ao contrário do conhecimento tradicional, os bombeiros não têm por função apenas apagar incêndios, mas também o serviço de guarda-vidas, resgate em altura, resgate em montanhas, intervenção em incidentes com produtos perigosos, vistorias técnicas das condições de segurança em edificações, estádios, ou qualquer outro local de grande concentração de público e serviço de atendimento pré-hospitalar (ambulâncias). As guarnições vêm se destacando pela parceria com a comunidade, inclusive na prevenção de acidentes.

Todos os órgãos citados atendem em plantão de 24 horas, pelos telefones:

Polícia Militar: 190

Polícia Civil: (22) 2655-3477 / (22) 2651-2278 

Corpo de Bombeiros: 193

Defesa Civil: 199

Similar Posts