Meio Ambiente

Criado o ComARC, Comitê das Agendas 21 na Região do Conleste

Representantes dos fóruns das Agendas 21 dos 14 municípios do Conleste (Foto: Ana Paula)
Representantes dos fóruns das Agendas 21 dos 14 municípios do Conleste (Foto: Ana Paula)

A Agenda 21 Comperj foi criada em 2007 pela Petrobras para estreitar o relacionamento com a sociedade na área de influência do Comperj, o Complexo Petroquímico da Petrobras que está sendo construído em Itaboraí. A Agenda 21 Comperj engloba 14 municípios da região Leste Fluminense – Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Maricá, Niterói, Nova Friburgo, Rio Bonito, São Gonçalo, Saquarema, Silva Jardim, Tanguá e Teresópolis – que por sua vez criaram suas Agendas 21 Locais.

Para representar os interesses dos 14 Fóruns das Agendas 21 Locais, foi criado, em 1 de agosto, o Comitê das Agendas 21 Locais na Região do Conleste (ComARC) com participação dos coordenadores de todos os municípios. Foram eleitos os representantes de Teresópolis, o biólogo Leandro Coutinho, como titular, e de Saquarema, a jornalista Dulce Tupy, como suplente. A primeira ação do COMARC foi participar do Fórum Comperj, que se reuniu no dia 13 de agosto no Palácio Laranjeiras com o governador Sergio Cabral, presidente do fórum, membros do Conleste, Firjan, órgãos ambientais do Estado do Rio de Janeiro, universidades e outras entidades do Rio de Janeiro.

Criado também em 2007, o Fórum Comperj atua no planejamento e execução de políticas públicas relacionadas à área de influência do Comperj. Já o Conleste reúne os prefeitos dos 14 municípios do entorno do Comperj, com o objetivo de uma gestão integrada, para definir ações conjuntas diante de possíveis impactos socioambientais decorrentes da implantação do Complexo. O primeiro presidente do Conleste foi o prefeito de Tanguá Carlos Santana, substituído este ano, em abril, pelo prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, tendo como vice o prefeito de Teresópolis, Arlei Rosa.

Similar Posts