Religião

É chegada a hora da Jornada Mundial da Juventude

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude passaram por Saquarema e a Cruz de Cristo foi carregada por jovens de todas as paróquias da cidade,  que se reuniram na Igreja Santo Antônio, em Bacaxá (Divulgação)
Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude passaram por Saquarema e a Cruz de Cristo foi carregada por jovens de todas as paróquias da cidade, que se reuniram na Igreja Santo Antônio, em Bacaxá (Foto: Divulgação)

Saquarema, entre outros municípios da Região dos Lagos, recebeu em Bacaxá, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Depois da concentração no posto Ipiranga, na Rodovia Amaral Peixoto, a Paróquia de Santo Antônio foi o altar de recepção da Cruz, acompanhada da imagem da Virgem Maria. O evento foi uma prévia para a Jornada, que promete reunir, no Rio de Janeiro, dois milhões e meio de pessoas, de 23 a 28 de julho.

Dia 23, os símbolos serão acolhidos na missa que acontecerá no palco montado na Praia de Copacabana; dia 24, o Papa Francisco visitará o Santuário Nacional de Aparecida, padroeira do Brasil; dia 25, haverá uma cerimônia papal se iniciando no Forte de Copacabana, onde o papa descerá de um helicóptero e percorrerá, em seguida, a orla no papamóvel até o altar montado na areia, onde será recebido pelo padre Fábio de Mello e a cantora Fafá de Belém. Na sexta-feira, a orla de Copacabana terá a Via Sacra, ao longo de 900 metros da Avenida Atlântica. A atriz Cássia Kiss interpretará Maria.

Sábado, a programação se desloca para o campus fidei (campo da fé, em latim), em Guaratiba, onde será a vigília, numa cerimônia com 13 shows de 50 artistas nacionais e internacionais, a partir das 10h. O sertanejo Luan Santana e os padres Marcelo Rossi, Reginaldo Manzotti e Fábio de Mello vão se apresentar, além de 200 jovens em recuperação de dependência química e o ator Tony Ramos, que farão participações especiais. No domingo, uma missa às 10h encerrará a Jornada e está previsto um flash mob (abreviação de flash mobilization, termo em inglês que significa mobilização rápida, combinada por mensagem de celular) que pretende reunir 2 milhões de pessoas em uma coreografia. Duas bandas católicas, Rosas de Saron e Dominus, encerrarão o evento.

Saquarema também terá uma significativa participação, em especial no último dia da JMJ. Os fiéis estão se mobilizando e os interessados em participar devem procurar sua paróquia para maiores informações e podem curtir a página no facebook: JMJ Semana Missionária Paróquia Santo Antonio Saquarema. A Prefeitura Municipal, através da secretaria de Educação e Cultura, promove entre os dias 8 e 31 de julho, na Casa de Cultura, a exposição do Círio de Nazareth, “Saquarema acolhe a Jornada Mundial da Juventude”. E no dia 19 de julho, às 16 horas, recepção dos peregrinos da JMJ.

Veja abaixo o vídeo produzido pela Video Lagos durante a passagem dos ícones da JMJ em Saquarema:

httpv://www.youtube.com/watch?v=WwI0IXuJg5E

Similar Posts