Aquisição de veículos beneficia agricultores familiares

Produtores rurais com a prefeita Franciane Motta, a vereadora Adriana de Vander, o secretário municipal de Agricultura Wellington e Jorginho da Emater, que participaram da entrega  dos carros aos produtores rurais, no Horto Florestal, em Sampaio Corrêa (Edimilson Soares)

Produtores rurais com a prefeita Franciane Motta, a vereadora Adriana de Vander, o secretário municipal de Agricultura Wellington e Jorginho da Emater, que participaram da entrega
dos carros aos produtores rurais, no Horto Florestal, em Sampaio Corrêa (Foto: Edimilson Soares)

 

Os agricultores familiares de Saquarema estão sendo beneficiados no processo de escoamento da produção com a aquisição de novos veículos utilitários, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) Mais Alimentos, que é uma linha de crédito que financia investimentos para os produtores rurais. O Banco do Brasil contemplou financiamentos a vários agricultores de Saquarema, entre eles, Elcio Francisco de Oliveira, do Rio Mole. O escritório local da Emater-RJ em Saquarema comemorou a entrega de 7 carros Fiat Strada, adquiridos com o financiamento do Banco do Brasil no dia 3 de julho, na sede da secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, no Horto Municipal, em Sampaio Corrêa.

Para Edwilson Jorge, o Jorginho da Emater, que desenvolveu o projeto para aquisição dos veículos, o ganho dos agricultores é a economia e agilidade no transporte da produção, eliminando a figura do “atravessador”. Com o aumento da renda, aumenta também a capacidade de pagamento do bem financiado, além da melhoria na qualidade de vida. Segundo Jorginho, o Banco do Brasil também viabilizou a implantação de outros 30 projetos de crédito rural, para os agricultores familiares e pescadores artesanais, totalizando nestes 6 primeiros meses de 2013 mais de R$453 mil para custeio e investimento em pesca, lavouras e criações. A gerente do Banco do Brasil em Saquarema, Edna Garcia, avalia essa participação do banco no fomento da agropecuária e pesca, através do PRONAF, como um diferencial altamente positivo.

O supervisor local da Emater, Paulo Drude, ressaltou a parceria entre a Emater-RJ e a Prefeitura Municipal, o que vem tornando possível a prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural com grande qualidade, além de possibilitar o acesso dos produtores e pescadores aos programas de apoio em nível federal e estadual. É o caso também da feira rural que se realiza anualmente na Praça Macedo Soares (Praça do Artesanato), no centro de Saquarema, e que este ano será inaugurada no dia 19 de julho, uma ação em benefício do setor agropecuário e pesqueiro de Saquarema, feito em parceria com a secretaria municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca.

O secretário de Agricultura, Wellington Matos, lembra que serviços de preparo de solo, campanhas de vacinação, assistência veterinária, produção de mudas, entre outras iniciativas, estão dando bons resultados na melhoria da qualidade de vida da classe produtora do município. Quanto aos veículos adquiridos, o secretário acredita que além dos benefícios econômicos gerados, há o aumento da autoestima dos produtores e torna a atividade menos laboriosa para aqueles que dela dependem no dia a dia.

Compartilhe!
Palavras-chave:

Sobre o autor

A equipe do jornal O Saquá é formada por diversos jornalistas.