Educação

Jogos Estudantis 2013

Estudantes das escolas participantes, reunidos com seus diretores  e treinadores, na solenidade de abertura dos Jogos Estudantis 2013 (Agnelo Quintela)
Estudantes das escolas participantes, reunidos com seus diretores e treinadores, na solenidade de abertura dos Jogos Estudantis 2013 (Agnelo Quintela)

A parceria entre as secretarias de Esporte e Lazer e Educação e Cultura resultou em medalhas para alunos que cursam o ensino fundamental e médio, regularmente matriculados em escolas públicas e particulares de Saquarema. Os Jogos Estudantis visam pôr em prática as atividades realizadas nas aulas de Educação Física nas unidades escolares, além de evitar a evasão escolar. As competições tiveram início em maio e, segundo informações das secretarias responsáveis, acontecerão até outubro.

Na primeira etapa, os alunos competiram no Vôlei e no Atletismo. As escolas Washington Luis, Menaldo Carlos de Magalhães, Sei-Anglo, Castelo Branco, Padre Manuel, Ducler Laureano Matos, Cenecista Prof. Alfredo Coutinho e Faetec Helder Vignoli Muniz levaram a melhor no Vôlei masculino e feminino. Já no Atletismo, as escolas Elcira de Oliveira Coutinho, Orgé Ferreira dos Santos e Edilson Vignoli Marins escolas tiveram destaque. Esta foi apenas a primeira etapa da competição que promete premiar muitas outras escolas. Entre outros esportes, as escolas ainda vão disputar os campeonatos de Futsal, Natação e Surfe, que é o carro chefe do município.

A abertura oficial e o início dos Jogos Estudantis aconteceram na quadra da Faetec, em 18 de maio. Este não é o único incentivo para os esportes nas escolas de Saquarema; o município se inscreveu também no programa Atletas na Escola, do Governo Federal, que tem por objetivo incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes de educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos.

As fases escolar, municipal/regional, estadual e nacional são classificatórias para a etapa posterior, de modo que somente os melhores atletas de cada estado alcançarão a competição nacional, intitulada Jogos Escolares da Juventude, que será realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em setembro, para estudantes de 12 a 14 anos e em novembro para estudantes de 15 a 17 anos. Os alunos já iniciaram os treinos e se preparam com todo gás. Agora é torcer para o resultado positivo e incentivar a participação da garotada.

Similar Posts