Exposição sobre futebol na Alerj

Foto da exposição: Junho/1958 - Bellini abraça o garoto Pelé  no vestiário, provavelmente após a vitória por 2 a 0 contra a URSS  no estádio Nya Ullevi, em Gotemburgo, no jogo que marca a estreia  do Rei e de Garrincha em Copas do Mundo (Divulgação)

Foto da exposição: Junho/1958 – Bellini abraça o garoto Pelé no vestiário, provavelmente após a vitória por 2 a 0 contra a URSS no estádio Nya Ullevi, em Gotemburgo, no jogo que marca a estreia do Rei e de Garrincha em Copas do Mundo (Divulgação)

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de janeiro (Alerj) entrou no clima contagiante do futebol e apresenta ao público, no Salão Nobre do Palácio Tiradentes, a exposição “Craques das Copas – o fantástico mundo do futebol”. A mostra reúne 40 fotografias da Agência O Globo, áudios da Rádio Globo e vídeos cedidos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) e TV Globo, além de ilustrações de Mayo Angelo e design de Heloisa Faria. Momentos marcantes do futebol brasileiro, como as vitórias das Copas de 58, 62, 70, 94 e 2002, são destaque, incluindo os textos do jornalista Sérgio Cabral e do editor Rodrigo Ferrari.

As imagens foram divididas em dois grandes momentos: fotos dos craques quando o Brasil foi campeão, como a participação do deputado Bebeto no mundial de 1994, e caricaturas em homenagem aos craques das Copas em que o Brasil não venceu, como o deputado Roberto Dinamite, Zico, Junior e outros. Com entrada franca, a exposição é um deleite para os apaixonados por futebol e muito interessante para a população que já vive este momento pré-Copa.

Segundo o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo, a exposição “é uma viagem pelos estádios de futebol do mundo inteiro desde a década de 30. O visitante terá a oportunidade de viajar nas histórias, narrações e imagens sobre os principais momentos das 17 edições das Copas do Mundo”. A exposição vai até 30 de junho, de segunda a sábado, das 10 às 17 h; domingos e feriados, das 12 às 17 h. O endereço é Rua 1º de março, s/nº´ 2º andar – Praça XV. Acesso para cadeirantes pela Rua Dom Manuel, s/nº Praça XV.

Compartilhe!
Palavras-chave:

Sobre o autor

A equipe do jornal O Saquá é formada por diversos jornalistas.