Esporte

Equipe do Rio ganha prêmio no exterior

Após a vitória, alunos de engenharia mecânica erguem  a bandeira brasileira no Texas (divulgação)
Após a vitória, alunos de engenharia mecânica erguem a bandeira brasileira no Texas (divulgação)

Campeã na classe de maior dificuldade, a Advanced, da SAE Brasil Aerodesign, a equipe carioca AeroRio, coordenada pelo professor do Departamento de Engenharia Mecânica do CTC/PUC-Rio, Mauro Speranza Neto,  foi a única representante brasileira na categoria, no torneio que ocorreu em março, no Texas, Estados Unidos. O grupo brasileiro, formado por 15 alunos, incluindo graduandos e pós-graduandos, disputou contra 12 equipes da América do Norte e Europa e venceu com 47.5, em um total de 50 pontos.

As equipes projetaram e construíram as aeronaves de carga utilizadas nas competições, que devem ser controladas via rádio. Segundo um dos alunos da equipe vencedora, Luís Filipe de Moraes, filho dos biólogos Décio de Moraes e Helena São Thiago, primos da editora da Tupy Comunicações, Dulce Tupy, foram utilizados materiais leves e resistentes, como madeiras do tipo Balsa e Spruce, compensado laminado extra-leve, fibra de carbono, alumínio aeronáutico e espuma de alta densidade. A AeroRio ficou em 4º lugar, num ranking com 12 equipes.

A competição foi dividida em 3 etapas: Relatório de Projeto, Apresentação Geral e Voo. Embora a equipe brasileira tenha obtido melhor desempenho na última etapa, ela foi cancelada, pois nenhuma conseguiu largar o saco de areia de aproximadamente 1,5Kg, que representava uma ajuda humanitária. O time carioca ganhou o direito de participar da competição após ter conquistado o inédito 1º lugar na competição nacional, realizada em 2012. Embora outras equipes brasileiras tenham participado de outras classes da competição, que inscreveu 75 equipes de todo o mundo, esta foi a primeira e única equipe do Rio de Janeiro a participar do torneio internacional na classe Advanced. Em uma das etapas, as equipes também foram avaliadas pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA).

Similar Posts