Educação

Colégio Cenecista, uma grande contribuição

Fachada do Colégio Cenecista Professor Alfredo Coutinho (Edimilson Soares)
Fachada do Colégio Cenecista Professor Alfredo Coutinho (Edimilson Soares)

Parte da história contemporânea de Saquarema passa pelos bancos escolares do Colégio Cenecista Professor Alfredo Coutinho, que há praticamente 56 anos assumiu o compromisso de trabalhar pela formação dos pequenos cidadãos saquaremenses. Com uma metodologia construtivista, o colégio tornou-se uma referência no município, preparando seus alunos para o futuro, incentivando o olhar crítico e atuante nas transformações sociais, que vão muito além dos muros do ambiente escolar.

O patrono que deu nome à escola, Alfredo Coutinho
O patrono que deu nome à escola, Alfredo Coutinho

O processo de fundação da escola vem do desejo da sociedade da época de ofertar ensino de qualidade com o diferencial da metodologia participativa para construção do aprendizado. Com a participação de muitos colaboradores, o Colégio Cenecista se estabeleceu na cidade em 10 de julho de 1957, quando o casal Nair e Casimiro Vignoli esteve à frente de todo processo, tornando realidade aquele ideal. Após a instalação, outras demandas surgiram; a mobilização social se fortaleceu e, nesta busca contínua, não faltou apoio dos benfeitores, entre eles o Dr. José Cláudio Bulcão, que doou terreno de 3 mil m² para a construção da sede.

Enquanto a obra era realizada, 2 salões foram cedidos, para viabilizar a rotina da escola, por Emídio Azevedo, que foi além e, junto à esposa Reginalda Pereira (Dona Nadinha), abriu sua casa para receber os professores de fora da cidade. Muitos vinham de Niterói e tinham refeições e pernoite gratuitos. Essas pessoas foram o alicerce para que o projeto conseguisse se estruturar, ressaltando a professora Luzia Pereira Rodrigues, responsável pedagógica nos primeiros anos da instituição de ensino, bem como do padre Manoel, que além de incentivar, manteve-se atuante como professor licenciado de latim, francês, inglês e ciências.

Atualmente, o colégio busca permanente atualização e acompanha às modernas ferramentas educacionais, tornando-se capacitado e competitivo, com foco no educando e na união de forças com as famílias locais, para que o sucesso seja alcançado, tanto na orientação profissional quanto na formação crítica do indivíduo como cidadão. É com essa visão que o Colégio Cenecista Professor Alfredo Coutinho orgulha-se de integrar a história de um município que tem em sua gente a força e a coragem para transformar o próprio destino, confiando sempre que isto se dá através da educação.

Similar Posts