Cultura Social

Emoção no lançamento do livro de Maria Prestes

O lançamento do livro sobre a família Prestes  foi um momento histórico em Saquarema (Foto: Agnelo Quintela)
O lançamento do livro sobre a família Prestes foi um momento histórico em Saquarema (Foto: Agnelo Quintela)

Em Saquarema, foi feito em fevereiro o relançamento do livro “Meu Companheiro: 40 anos ao lado de Luís Carlos Prestes”, lançado em 1992, que recebeu uma nova roupagem e foi lançado pela editora Anita Garibaldi e E-paper, em Bogotá, na Colômbia, no ano passado. A obra de Maria Prestes, esposa do homenageado, relata sua convivência com o líder histórico comunista brasileiro, Luís Carlos Prestes, o Cavaleiro da Esperança, como foi imortalizado na obra de Jorge Amado. Nesta nova edição, em português e espanhol, o leitor poderá apreciar na contracapa as palavras da presidenta Dilma Rousseff, abordando as lutas de Maria e Prestes, além de novos depoimentos. Segundo a autora, a ideia da edição bilíngue surgiu devido à representatividade do líder que sempre se relacionou com os países latino-americanos e é admirado para além das fronteiras do Brasil.

O relançamento oficial no Brasil aconteceu no mês de dezembro de 2012, em São Paulo e posteriormente foi lançado no Palácio da Cidade, sede do governo municipal, no Rio. Mas Saquarema, cidade que a autora adotou, para apreciar a natureza e esquecer o tumulto da cidade, não poderia ficar de fora. O Centro Artístico Cultural (CACS), foi o palco do evento organizado pelo jornal O Saquá e pela Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema (AMEAS), com apoio da Secretaria Municipal da Mulher. Maria veio acompanhada de Luís Carlos Prestes Filho, que falou com orgulho da luta militante de seus pais e dos inúmeros monumentos que vêm inaugurando ao longo do trajeto da famosa Coluna Prestes em todo o Brasil, desde o Rio Grande do Sul, onde se iniciou este importante acontecimento histórico.

Estiveram presentes também importantes nomes da cultura local como a artista plástica e presidenta do CACS Telma Cavancanti, a diretora da Academia Saquaremense de Letras, poeta Lina Barcellos, a coreógrafa e bailarina Rita Daumas, a presidenta da Academia de Letras Rio-Cidade Maravilhosa, poeta e colunista do jornal O Saquá, Beatriz Dutra, a secretária municipal da mulher, Rosangela Borges, a representante da SUDIM, subsecretaria dos Direitos da Mulher, Adriana Mota, os vereadores de Saquarema Chico Peres e Adriana, a presidenta da Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema (AMEAS), professora Edna Calheiros, a diretora da Tupy Comunicações, jornalista Dulce Tupy, o repórter fotográfico e diretor comercial do jornal O Saquá Edimilson Soares, o advogado Paulo Gomes e o editor do site Rede Democrática Carlos Eugênio Clemente, que conheceu a família Prestes durante o exílio, em Cuba.

Na ocasião, Maria Prestes falou emocionada sobre sua vida como militante política e sua convivência com o marido, com quem caminhou junto por muitos e muitos passos, ressaltando a importância desta parceria no equilíbrio da família. Lembrou também de pequenas ações das quais toda a população precisa ter consciência, como cobrar dos eleitos a cargos públicos os direitos dos cidadãos.

Similar Posts