Política

Paulo Melo de novo presidente da ALERJ

Posse do presidente reeleito da ALERJ, Paulo Melo, com o governador Sérgio Cabral e demais autoridades (foto: Fotos: Rafael Wallace/ALERJ)
Posse do presidente reeleito da ALERJ, Paulo Melo, com o governador Sérgio Cabral
e demais autoridades (Fotos: Rafael Wallace/ALERJ)

A Assembleia Legislativa do Rio (ALERJ) elegeu por 53 votos a 13 – e quatro abstenções – a chapa liderada pelo atual presidente, deputado Paulo Melo (PMDB), para a Mesa Diretora do Parlamento. Reeleito para os próximos 2 anos, Paulo Melo vai focar, neste novo mandato, maior transparência das informações sobre o Poder Legislativo e melhorias nas suas instalações, incluindo o início da futura sede da ALERJ, em terreno doado pelo Governo do Estado, na Cidade Nova.

“Fomos o primeiro poder a abrir, sem subterfúgios e em obediência à Lei da Transparência, os dados sobre a Casa”, lembrou Paulo Melo, em seu discurso. “Queremos dinamizar a informática da Casa e somos prejudicados pelas instalações antigas, sem espaço para abrigar o Poder Legislativo”, explicou, defendendo a necessidade de construção de uma nova sede. A mudança para um novo prédio a ser construído em terreno doado pelo Governo do Estado permitirá o aproveitamento da atual sede, o Palácio Tiradentes, um prédio histórico no centro do Rio, como museu.

Durante a votação, Paulo Melo falou sobre a presidência como a realização de um sonho. De origem humilde, filho de pescador e mãe parteira, o deputado demonstrou em seu primeiro mandato grande competência à frente do Parlamento. Admirado pelos seus pares e até pelos adversários, por sua habilidade política, venceu Domingos Brazão (PMDB), que fez um discurso defendendo alternância de poder, mas reconhecendo que o presidente “reúne todas as condições para presidir esta Casa”.

A plenária do Palácio Tiradentes lotada de deputados, autoridades e eleitores, que marcaram presença na posse festiva do presidente da ALERJ reconduzido para os próximos 2 anos
A plenária do Palácio Tiradentes lotada de deputados, autoridades e eleitores, que marcaram presença na posse festiva do presidente da ALERJ reconduzido para os próximos 2 anos

Rumo Certo

O governador Sérgio Cabral participou da solenidade que elegeu a nova mesa diretora da ALERJ, presidida pelo amigo Paulo Melo. O governador ressaltou a participação efetiva da Assembleia no processo de transformação do estado do Rio.

“Hoje o estado é líder na agenda econômica brasileira em diversos setores, dos serviços ao óleo e gás”, afirmou Cabral. “O Rio hoje é líder na captação de recursos, entre os estados brasileiros, e tem o menor índice de desemprego das regiões metropolitanas do Brasil. Quem poderia imaginar, em janeiro de 2007, quando assumi o primeiro mandato, que o estado se transformaria na sede dos maiores eventos do planeta?”, acrescentou o governador.

Denominada Chapa Rumo Certo, o grupo de Paulo Melo venceu com uma nova composição da Mesa Diretora: presidente Paulo Melo (PMDB), 1º vice-presidente: Edson Albertassi (PMDB), 2º vice:  Roberto Henriques (PSD), 3º vice: Gilberto Palmares (PT), 4º vice:  Rafael do Gordo (PSB), 1º secretário: Wagner Montes (PSD), 2º secretário: Graça Matos (PMDB), 3º secretário: Gerson Bergher (PSDB), 4º secretário: Dr. José Luiz Nanci (PPS); suplentes: Samuel Malafaia (PSD), Bebeto (PDT), Alexandre Corrêa (PRB) e Thiago Pampolha (PSD).

Similar Posts