Cultura

40 anos ao lado de Luis Carlos Prestes

Maria Prestes vai relançar seu livro “Meu companheiro: 40 anos ao lado de Luis Carlos Prestes”, no CACS, no Lake’s Shopping, na Avenida Saquarema, 2º piso, no dia 27 de fevereiro, quarta-feira, antecipando as comemorações do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de Março. Trata-se de uma edição bilíngue, revista e ampliada, lançada no final do ano passado na capital da Colômbia, Bogotá, e no Palácio da Cidade, no Rio de Janeiro. Em português e espanhol, o livro é um clássico que em sua primeira versão, editada há mais de 10 anos, foi lançado em Saquarema, na Câmara Municipal. Na época, o então vereador Zezinho Amorim, que era o presidente da Câmara e aluno do curso de história da Universidade Federal Fluminense (UFF), fez questão de recepcionar Maria Prestes com todas as honras.

Capa-do-livro-de-Maria-Prestes

Hoje, aos 82 anos, Maria Prestes, que vive boa parte de sua vida em sua casa na Manitiba, em Saquarema, continua atuante. No livro, cenas de quando era uma jovem militante comunista que enfrentou, ao lado de Luis Carlos Prestes, os perigos que ameaçavam a vida clandestina e, ao mesmo tempo, uma história de amor. Segundo Maria Prestes, “o livro é uma contribuição para os brasileiros e latino-americanos conhecerem o lado humano de Prestes com a família, filhos, no convívio de um lar”. O livro revela ainda a fibra e a simplicidade desta mulher forte, nordestina, filha de agricultores pernambucanos e militantes na política.

Maria Prestes.  (Foto: Dulce Tupy)
Maria Prestes.
(Foto: Dulce Tupy)

Antes do lançamento do livro, será apresentado um filme, curta-metragem, sobre a trajetória de Maria Prestes, com roteiro e direção da premiada cineasta Eunice Gutman, produzido pelo Projeto Memória Viva do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM), seguido de debate. O evento é uma promoção da Associação das Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema (AMEAS) e do jornal O Saquá.

Similar Posts