Cultura Meio Ambiente

Cultura e Sustentabilidade encerram o III Ciclo de Palestras da ASL

A acadêmica Lina Barcellos, em pé, saudando os convidados Telma Cavalcanti, José Domingos e Dulce Tupy, no Ciclo de Palestras
A acadêmica Lina Barcellos, em pé, saudando os convidados Telma Cavalcanti, José Domingos e Dulce Tupy, no Ciclo de Palestras

O tema “Cultura como o 4º Pilar da Sustentabilidade” encerrou as atividades do Ciclo de Palestras da Academia Saquaremense de Letras, em 2012. O evento foi promovido pela escritora, acadêmica e diretora de cultura da Academia Saquaremense de Letras (ADL), professora Lina Barcellos. Realizado no Centro Pastoral João Paulo II, anexo à Igreja Santo Antônio, em Bacaxá, o ciclo apresentou temas de Cultura, Literatura e Arte para uma plateia composta por estudantes da rede pública, entre outros representantes da cultura no município.

A mediadora da mesa redonda foi a produtora cultural e diretora da Ong CACS – Circulo Artístico e Cultural de Saquarema, Telma Cavalcanti. Para compor a mesa, foram convidados o artesão e pioneiro na arte sustentável com papiro na Região dos Lagos, José Domingos, a jornalista, ambientalista e membro da Agenda 21, Dulce Tupy, além de Lina Barcellos.

Foram apresentados pontos como a Lei de Incentivo à Cultura e a importância de consolidar a arte sustentável local, a exemplo do convidado José Domingues que, através da parceria com a empresa Águas de Juturnaíba, utiliza a técnica de tratamento de esgoto sustentável na Wetland de Araruama, como cultivo do papiro, cuja sobra não é descartada, mas sim, reutilizada como matéria-prima para a produção de artesanato e papel, entre outros materiais que José adapta a sua arte. Já a jornalista Dulce Tupy, coordenadora do Fórum da Agenda 21 Saquarema, apresentou em linhas gerais o que é a Agenda 21 e apresentou uma experiência local sustentável que vem sendo realizada de forma participativa na Microbacia do Rio Roncador, em Sampaio Corrêa.

A professora Lina Barcellos falou da importância da escrita desde a Antiguidade aos dias atuais. Criadora do Ciclo de Palestras da ADL, Lina confirmou que em 2013 o Ciclo de Palestras deve entrar em seu quarto ano consecutivo, sempre inovando a proposta de educação e informação para estudantes e toda comunidade.

Similar Posts