Meio Ambiente

Seminário “Água, Comunicação e Sociedade” é promovido pela Agência Nacional de Águas

Victor Sucupira, da ANA, Leonice Lotufo, da Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso, e a jornalista Claudia Gaigher, da TV Morena, afiliada da Rede  Globo, do Mato Grosso do Sul. (Foto: Michele Maria)
Victor Sucupira, da ANA, Leonice Lotufo, da Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso, e a jornalista Claudia Gaigher, da TV Morena, afiliada da Rede Globo, do Mato Grosso do Sul. (Foto: Michele Maria)

A 5ª edição do Seminário “Água, Comunicação e Sociedade” reuniu quase 100 pessoas no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT), durante o XIV Encob, Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. Jornalistas, assessores de imprensa, representantes de comitês de bacias hidrográficas estaduais e federais estiverem presentes para debater a comunicação em recursos hídricos. O seminário trouxe ao debate profissionais da imprensa e marketing, da área de recursos hídricos e meio ambiente.

Na parte da manhã, participou a jornalista da TV Morena, afiliada da Rede Globo no Mato Grosso do Sul, Cláudia Gaigher, que abordou o meio ambiente como pauta na cobertura jornalística do dia a dia. O diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Victor Sucupira, traçou um panorama do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. A gerente de Fomento e Apoio a Comitês de Bacia da Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso, Leonice Lotufo, falou sobre a gestão participativa dos recursos hídricos.

À tarde, o gerente de projetos do Grupo Paranaense de Comunicação, Fábio Costa, contou sua experiência no Projeto Águas do Amanhã, no Paraná. A radialista Paulina Chamorro, da Rádio Eldorado, de São Paulo, revelou ao público os desafios de tratar o tema meio ambiente no rádio e a criatividade para envolver os ouvintes. E o coordenador do site O Eco, Gustavo Faleiros, fez uma palestra sobre o uso de ferramentas multimídias e o jornalismo como meio de promoção das questões ambientais.

Produzido pela jornalista Claudia Dianne, da ANA, promovido pela Rede Brasil de Organismos de Bacia (Rebob), Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas e Governo do Mato Grosso, o XIV Encob, durante o qual se realizou o Seminário “Água, Comunicação e Sociedade”, teve patrocínio do Ministério do Meio Ambiente e da Petrobras, entre outros como a Odebrecht, Itaipu Binacional, Agevap e WWF. A jornalista Dulce Tupy, editora do jornal O Saquá e do Voz das Águas, participou do seminário que considerou “um avanço no debate sobre a importância da mídia na gestão compartilhada das águas no Brasil”.

Similar Posts