Os eleitos para a nova Câmara serão diplomados em dezembro

Os 13 vereadores eleitos mostram que houve uma renovação de 60% em relação aos atuais 10 parlamentares da presente legislatura. Considerando o novo total de 13 vereadores para a legislatura que começa no dia 1º de janeiro de 2013, a renovação passa a ser de 70%. Foram reeleitos apenas quatro vereadores: Paulo Renato, Taeta, Romacart e Gilvan. A oposição só elegeu um vereador, Bruno Pinheiro. Serão nove vereadores em primeiro mandato.

De acordo com a Emenda Constitucional 58, a Câmara de Saquarema elevou de 10 para 13 o número de cadeiras no Legislativo. Este aumento poderia ser para 15, tomando por base a população dos municípios com mais de 50 mil e até 80 mil habitantes. É aí que Saquarema se enquadra, visto que, pelo último censo, tem uma população de 74.234 habitantes.

Além do aumento no número de cadeiras, a próxima legislatura vai oferecer também aos parlamentares um significativo reajuste salarial, correspondente aos 40% do que ganha um deputado estadual atualmente, representando algo em torno de R$ 7.800,00 de salário para os vereadores que serão empossados em 1º de janeiro de 2013.

A diplomação dos vereadores será no dia 18 de dezembro, no Fórum de Saquarema. Ainda não está confirmada, mas tudo indica que a prefeita Franciane Mota e o vice José Carlos Martins eleitos também serão diplomados no mesmo dia.

Compartilhe!
Palavras-chave:

Sobre o autor

Silênio Vignoli é editor adjunto do jornal O Saquá.