Meio Ambiente

Encontro Nacional de Comitês de Bacias discutiu a gestão democrática das águas

O coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacia,  Mário Dantas, abriu o XIV ENCOB, em Cuiabá. (Foto: Dulce Tupy)
O coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacia, Mário Dantas, abriu o XIV ENCOB, em Cuiabá. (Foto: Dulce Tupy)

O XIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias (XIV Encob) realizou-se em Cuiabá, Mato Grosso, de 4 a 9 de novembro. Em pauta a integração e a troca de experiências entre os comitês membros do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, formado pelos Comitês de Bacia legalmente instituídos no âmbito do Sistema Nacional e dos Sistemas Estaduais de Recursos Hídricos existentes no território brasileiro. Atualmente são cerca de 190 comitês em todo o país, alguns de bacias hidrográficas transfronteiriças, que fazem fronteiras com os demais países da América Latina.

Tendo como objetivo discutir a gestão participativa e compartilhada entre todos os componentes do Sistema de Recursos Hídricos do Brasil, a cada ano o Encob é realizado em estados diferentes, abordando temas de relevância para a gestão democrática da água. Neste ano, o evento teve como tema principal “Comitês de Bacias: Trabalhando Soluções para a Sustentabilidade da Gestão das Águas”. A cerimônia de abertura teve a presença do coordenador do XIV Encob e do Fórum Nacional de Comitês de Bacias, Mário Dantas, do presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacia (REBOB), Lupercio Ziroldo, do presidente da Rede Internacional de Organismos de Bacia (RIOB) Jean François Donzier, do representante do Ministério do Meio Ambiente, Pedro Wilson, do diretor presidente da Agência Nacional de Águas (ANA) Vicente Andreu, do secretário de Meio Ambiente de Mato Grosso, Vicente Falcão, e do governador do Mato Grosso, Silval Barbosa, que transmitiram a importância do evento para Brasil.

Entre os seminários, palestras, reuniões, oficinas, minicursos, mesas de diálogos, debates e painéis, destacaram-se a participação do Estado do Rio de Janeiro, abordando o tema “10 Anos de Gestão – Instalação do Fórum Fluminense de Bacias Hidrográficas” e “O Caso da Água de Reuso: Cedae”. Cerca de 1.200 participantes de Comitês de Bacias, de 23 estados brasileiros e de outros países da América Latina, circularam no amplo espaço do Centro de Eventos do Pantanal. Representaram a Região dos Lagos membros do Comitê de Bacias Lagos São João. E o jornalismo de Saquarema foi representado pela Tupy Comunicações, que participou ativamente do Seminário “Água, Comunicação e Sociedade”, promovido pela ANA.

Foram dias proveitosos, em especial para o Consórcio Intermunicipal Lagos São João que aprovou, por unanimidade, a proposta de assumir as funções de entidade executora do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias, numa reunião com representantes dos Comitês de Bacia e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Na assembleia geral, no último dia, foi escolhido o local do XV ENCOB: o Rio Grande do Sul. Agora é esperar e conferir, em 2013, as novas propostas para a proteção das águas do Brasil.

Similar Posts