Comunidade Meio Ambiente

Petrobras realiza Reunião Pública pelo Rede Comunidade 2012

O salão do Hotel Atlântico, em Búzios, ficou lotado cm o público dos municípios. (Foto: Guilherme Stocchero)
O salão do Hotel Atlântico, em Búzios, ficou lotado cm o público dos municípios. (Foto: Guilherme Stocchero)

O Programa de Comunicação Social Regional da Bacia Campos (PCSR-BC) promove há 3 anos um encontro com as comunidades, em oportunidade para apresentar as atividades da empresa, dando visibilidade e correspondendo à exigência pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA). A comunidade da Sub-região Lagos, formada pelos municípios de Búzios, Cabo Frio, Saquarema, Araruama e Arraial do Cabo, lotou o auditório do Hotel Atlântico em Búzios na primeira de três reuniões públicas que a Petrobras realiza ainda este ano.

Saquarema foi um dos municípios mais atuantes e com maior representação, foram necessários 2 ônibus, em transporte ofertado pela empresa depois de impasse diante do número de participantes além do esperado. A coordenadora no município Vera Felgueiras encontrou a melhor forma para conduzir todos os interessados e registrou a presença das seguintes instituições: Instituto Lagoa Prateada, Colônia de Pescadores Z-24, Grupo de Defesa Ecológica Nativos Jaconé de Saquarema, Associação de Surf de Saquarema, Associação de Moradores Castelinho Gravatá, PEA/BC, Pólen, NEA/BC, Federação das Associações de Moradores de Saquarema, Pescadores da Mombaça da Z-24, cidadãos da sociedade civil, alunos e professores das turmas de petróleo e gás da FAETEC.

A programação do encontro contou com espaços de visitação em exposições temáticas sobre Exploração, os processos e equipamentos; Produção de óleo e gás natural; Responsabilidade Social, em projetos desenvolvidos com a comunidade pesqueira; Gerenciamento de Resíduos, abordando tratamento e descarte das unidades marítimas; PEA/NEA, apresentação de resultados obtidos e os planos para o futuro nos projetos de educação ambiental; Centro de Defesa Ambiental, trabalho no combate a derramamento de óleo; e vídeos no Cineclube.

O coordenador do evento ficou satisfeito com o resultado. (Foto:Guilherme Stocchero)
O coordenador do evento ficou satisfeito com o resultado. (Foto:Guilherme Stocchero)

A plenária abordou duas palestras, a primeira sobre Royalties, com o analista de sistemas e pesquisador da Universidade Cândido Mendes, Rafel de Vasconcellos, que fez uma abordagem ampla e ilustrativa sobre a origem, os cálculos de recolhimento e os fatores determinantes de distribuição pelos municípios e o que pode mudar com a aprovação do projeto de lei sobre os royalties. O palestrante passou alguns sites que possuem todas essas informações: www.inforoyalties.ucam-campos.br ; www.royaltiesdopetroleo.ucam-campos.br e www.petroleo.rj.gov.br. Outra palestra, após a feijoada do almoço, tratou do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP), desenvolvido pela Petrobras também em atendimento a condicionantes ambientais. Ministrada pelo oceanógrafo e gerente de projetos da empresa CTA-Serviços em Meio Ambiente, Bruno Berger, que interagiu todo o tempo com a plateia, por ser um assunto tão recorrente na região, o resgate de animais marinhos. O grupo pode ser acionado através do telefone 0800618080 e o trabalho está sendo aprofundado nas atividades relacionadas aos estudos, pesquisas, registros e, em muitos casos, a reabilitação dos animais. Em Saquarema, o PMP atua até o limite da praia da Vila, sendo o IBAMA e a Universidade do Estado RJ responsáveis pela continuidade da praia.

O coordenador do PCSR-BC, Rubinei Rodrigues define este programa como de fundamental importância para aproximar a empresa das comunidades, sendo esta a melhor oportunidade de mostrar as atividades desenvolvidas em toda região de abrangência da Bacia de Campos.

Similar Posts