Cidade Saúde & Ciência

Quase pronto o novo hospital de Saquarema

O secretário municipal de Saúde, Dr. Amílcar, o deputado Paulo Melo e a prefeita Franciane receberam Dr. Sergio Côrtes. (Foto: Edimilson Soares)
O secretário municipal de Saúde, Dr. Amílcar, o deputado Paulo Melo e a prefeita Franciane receberam Dr. Sergio Côrtes. (Foto: Edimilson Soares)

As obras de construção do novo hospital de Saquarema já estão quase prontas. Em andamento acelerado, as obras estão sendo concluídas a passos largos. A fachada do novo hospital de Saquarema, situado em Bacaxá, entre o bairro da Barreira e a Rezinga, revela a imponência do prédio, que vai ocupar uma área de 12.000 m². A estrutura, em blocos pré-moldados, é ecologicamente correta. Na parte interna, as divisórias são de dry wall. Todas as alas do Hospital serão interligadas, facilitando assim a movimentação da equipe médica e do público.

O hospital já conta com maquinário de última geração. (Foto: Agnelo Quintela)
O hospital já conta com maquinário de última geração. (Foto: Agnelo Quintela)

Os quartos, com 2 leitos cada e banheiros amplos e independentes, terão iluminação natural através de janelas para a área externa. Assim, os pacientes não perdem a noção do tempo, da noite e do dia, facilitando a recuperação. Nos largos corredores na ala dos quartos, a luz entra pelas claraboias, um recurso simples de arquitetura que economiza recursos e energia. Será disponibilizado um jardim de inverno com área verde, composto por decks. A construção está seguindo todas as normas de acessibilidade, privilegiando rampas no lugar de escadas. O Hospital vai fazer o reaproveitamento da água da chuva.

Considerado o mais moderno e único hospital do governo Sérgio Cabral totalmente construído durante sua gestão, o prédio foi projetado para abrigar: 72 leitos, 4 Centros Cirúrgicos (sendo que um será maternidade), Ala Emergencial (Pronto Socorro), UTI com 10 leitos (1 leito de UTI reservado/lacrado), Pronto Atendimento/Triagem (pediátrico e adulto), Ala de Imagem (raio X, tomografia e ultrassom), Farmácia, Enfermagem, Parte administrativa, cozinha, refeitório para funcionários, quartos para médicos e enfermeiros plantonistas, Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Visitando a obra do novo hospital, o secretário estadual de Saúde, Dr. Sérgio Côrtes, o secretário municipal de Saúde, Dr. Amílcar, a prefeita Franciane Motta e o deputado Paulo Melo, presidente da ALERJ. (Foto: Edimilson Soares)
Visitando a obra do novo hospital, o secretário estadual de Saúde, Dr. Sérgio Côrtes, o secretário municipal de Saúde, Dr. Amílcar, a prefeita Franciane Motta e o deputado Paulo Melo, presidente da ALERJ. (Foto: Edimilson Soares)

Para verificar o andamento das obras, o próprio secretário estadual de Saúde, Dr. Sérgio Côrtes, visitou Saquarema, sendo recepcionado pela prefeita Franciane Mota e pelo presidente da Assembleia Legislativa (ALERJ), deputado Paulo Melo, além do vice-prefeito de Saquarema, Dr. Amílcar. Na ocasião, os 3 andares do prédio foram percorridos pelo grupo, acompanhados dos engenheiros responsáveis pela obra. Antes de começar a equipar o hospital, resta executar os serviços de dry wall (sistema dinâmico de portais) e a hidráulica da UTI, instalações elétricas (cabeamento), telefonia, sistema de prevenção de incêndio, de distribuição de gases medicinais, pintura interna e externa, forros, portas internas, revestimento de piso e parede, instalações de louças, metais, luminárias e interruptores, além de serviços de jardinagem. Resumindo os acabamentos internos, subestação e gerador.

Similar Posts

6 thoughts on “Quase pronto o novo hospital de Saquarema
  1. Que beleza!!!!!!!!! É tudo q nós estávamos precisando!!!!!!!!! Parabéns aos governantes, parabéns ao povo de Saquarema!!!!!!!!!!

  2. parabens para o deputado que mais trabalhar pela nossa região raelmente saquarema e bacaxa merece pois apoia o melhor deputado que mais fez em todos os tempos na nossa região nos aqui de araruama por causa de algumas pessaos nos vamos ficar sem nada por muito tempo vou voltar para bacaxa para ser morador de bacaxa para poder ver o progresso por que aqui meu deus .

  3. Parabéns.como sou Enfermeira estou muito orgulhosa com esse empreendimento. Tomara que os gestores sejam competentes para que esse hospital faça toda a diferença. Junto com a melhoria da saúde publica, atenção primária como prioridade. O hospital consiga atender aos moradores. Por favor revejam planos de cargos e salários , bons profissionais fazem o bom funcionamento da unidade. Por favor valorizem, não só os médicos, melhores os salários dos Enfermeiros , , técnicos de enfermagem, pois nós somos o elo entre o paciente, médico e hospital, sem bons profissionais de enfermagem a arquitetura não consiguirá garantir um bom serviço.
    Façam concursos , para que os funcionários criem vínculos com a unidade, tenham compromisso com um bom atendimento. Não adianta bom médicos bem remunerados se a mola mestra do hospital se sentir mal tratada.Nós enfermeiros merecemos um tratamento igual
    Precisamos de isonomia salarial.
    Estou muito feliz com a conquista da cidade. Valeu a competência da nossa Prefeita
    Ela fez e vai fazer outra vez.

  4. olá gostaria de saber se vai abrir concuso ai em saguarema pois eu estou indo morar ai

Comments are closed.