Cedae realiza obras para abastecimento de água em Jaconé

Dentre as muitas fases da obra, operários estão trabalhando na Rua 96 na colocação da tubulação que conduzirá a água pelo bairro. (Foto: Dulce  Tupy)

Dentre as muitas fases da obra, operários estão trabalhando na Rua 96 na colocação da tubulação que conduzirá a água pelo bairro. (Foto: Dulce Tupy)

As obras iniciadas em Jaconé para implantação do sistema de abastecimento de água, que receberam o investimento de R$ 8 milhões, já estão com metade finalizada e deverão beneficiar 12 mil habitantes, que hoje ainda não contam com sistema público de água. A previsão de conclusão das obras é de 12 meses. As intervenções da Cedae são o assentamento de 30 metros de tubulação de 300 mm de diâmetro, para fazer a captação de água do Rio Roncador; construção de Estação Elevatória de água bruta com fornecimento e instalação de 3 conjuntos de bombas que ficarão submersos; Estação de Tratamento de Água (ETA) para uma vazão de 150 mil litros por hora; fornecimento e assentamento de 100 metros de tubulação interligando a captação de água à ETA; e construção de casa de química e de leito para secagem, estocagem e destinação final do lodo gerado no processo de tratamento.

Junto à nova ETA, a Cedae já está construindo a Estação Elevatória em prédio de alvenaria e concreto armado, onde serão instaladas o conjunto de bombas, além de um reservatório com capacidade para 1 milhão de litros. Além das intervenções descritas, a Cedae fornecerá e assentará 2,4 mil metros de tubulação de 300mm de diâmetro para implantar a adutora de água tratada e outros 24 km de tubulação com diâmetros entre 50mm e 20mm para as redes distribuidoras.

Para abastecer Jaconé também estão previstas 2 mil ligações com hidrômetros e será desenvolvido um programa de educação ambiental para a população local. O empreendimento é uma parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a União (Caixa) e está inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Este é mais um empreendimento alinhado com o abastecimento de água da região do Complexo Petroquímico da Petrobras (Comperj).

Compartilhe!
Palavras-chave:

Sobre o autor

A equipe do jornal O Saquá é formada por diversos jornalistas.