Meio Ambiente

Proteção ambiental no primeiro “Abraço a Saquarema”

Equipe do Instituto Sea Shepherd, membros da Moita’s Adventures, de ecoturismo local, com a comunidade juntos pela limpeza da lagoa. (Fotos: Claudio Paschoa)
Equipe do Instituto Sea Shepherd, membros da Moita’s Adventures, de ecoturismo local, com a comunidade juntos pela limpeza da lagoa. (Fotos: Claudio Paschoa)

Realizou-se no final de julho a primeira edição do “Abraço a Saquarema”. As ações do evento tiveram início na Praça dos Pescadores, ao lado da Ponte Darcy Bravo, no centro, com apoio de uma tenda com materiais de educação ambiental. Também foram promovidos passeios de barco com coleta de lixo na Ilha do Gato, no meio da Lagoa de Saquarema, mergulho livre com coleta subaquática na entrada da lagoa, distribuição de sacolas biodegradáveis, sensibilização dos pescadores e muito slackline, esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, praticado geralmente a uma altura de meio metro do chão.

O passeio de barco na  Ilha do Gato teve coleta de lixo, além da sensibilização ambiental aos pescadores.
O passeio de barco na Ilha do Gato teve coleta de lixo, além da sensibilização ambiental aos pescadores.

Feito em parceria com um núcleo do Instituto Sea Shepherd, ambientalistas do Rio de Janeiro participaram das atividades com a agência de ecoturismo Moita’s Adventures, de Saquarema. O objetivo do evento foi conscientizar a população sobre a conservação ambiental e incentivar o turismo ambiental na cidade. Foram recolhidos aproximadamente 100 quilos de materiais, como: sacolas e plásticos de todo tipo, madeiras, garrafas de vidro, latinhas, decoração e bandeirinhas da festa de São Pedro, ferros da obra de desassoreamento da lagoa, roupas, chinelos, linhas de pesca, entre outros.

A programação incluiu um passeio cultural de barco, mostrando os pontos turísticos, que culminou com um almoço típico da região em um restaurante nas margens. A noite foi celebrada com um luau e, no dia seguinte, foram feitas trilhas pelas cachoeiras da Serra do Roncador, em Sampaio Corrêa.

Similar Posts