Política

Pesquisa sinaliza votos em candidatos a vereadores

A pesquisa de opinião pública realizada pelo IBOPE, um dos institutos de maior credibilidade no país, apurou a tendência de votos entre os candidatos a vereador. Segundo o site do TSE, são 178 candidatos disputando 13 cadeiras do Legislativo em Saquarema. É uma disputa acirrada e a pesquisa realizada não revela fielmente o quadro que se modifica a cada dia. Geralmente neste tipo de pesquisa os resultados são flutuantes, refletindo apenas uma tendência do eleitorado, porque no caso da eleição proporcional os votos só se consolidam quando se aproxima a reta final da campanha.

Porém, a pesquisa é uma sinalização do como as campanhas dos candidatos à Câmara Municipal estão se comportando no ambiente da eleição. Carreatas, bandeiras, panfletos e cartazes disputam espaço nas praças e nas ruas. Nas casas e terrenos quanto mais placas de um candidato, mais aparece o seu nome nas conversas, nos bares e esquinas do município. Disputando assim, palmo a palmo, a preferência dos eleitores, os candidatos a vereadores podem ser divididos em 4 grupos: os que pontuaram 3%, 2%, 1% e os que não pontuaram na pesquisa do IBOPE. Mas estes são apenas indicativos.

Com 3% de declaração de votos, somente dois candidatos foram incluídos: o jovem Pitiquinho, filho do ex-vereador Pitico, atual chefe de gabinete do deputado Paulo Melo, presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ), e o jovem Roger Gomes, filho do empresário Lourival Gomes, e dono da rede de supermercados Gomes, com base em Sampaio Corrêa. Por esta previsão, já se pode antever que na próxima eleição haverá uma tendência à renovação dos vereadores na Câmara.

Já com 2% de votos, vários candidatos estão bem situados, incluindo veteranos candidatos à reeleição, é o caso de José Carlos Cabral, Gilvan Martinelle, Paulo Renato, Romacarth, Taéta e Vinicius; além das candidatas Adriana de Vander e Cátia Guerreira. E, empatados com 1%, Abraão da Melgil, Adriano da Saúde, Bebeto do Rio Seco, Bruno Pinheiro, Chico Peres, Darcy Veneno, Joel Jóia da Fé, Kilinho, Kinho, Matheus da Colônia, Papai Noel, Rodrigo Borges, Sarita, Tati Chagas e Zezinho. Os demais candidatos não pontuaram na pesquisa, que também surpreende pela quantidade de eleitores indecisos. Não sabem ou não responderam 42%, uma percentagem bem elevada e 4% foram votos brancos e nulos.

Clique para ampliar as imagens!

Candidatos a vereador de Saquarema - Eleições 2012

Candidatos a vereador de Saquarema - Eleições 2012

O período de realização da coleta de dados foi de 1 a 4 de setembro de 2012. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre resultados encontrados no total da amostra. Ao todo foram feitas 602 entrevistas,  realizadas por uma equipe de entrevistadores contratados pelo IBOPE. Esta pesquisa é registrada no TRE-RJ, sob o protocolo nº RJ – 00077 / 2012.

Similar Posts

2 thoughts on “Pesquisa sinaliza votos em candidatos a vereadores
  1. roge pele amor de deus vc ganhando dar um jeito em sampaio correia swe vc não fizer isso dor de barriga não dar uma vez só vc está coma faca eo queijo mão.. que deus te abenço a vitória e sua e toda população de sampaio correia .

  2. resí por 18 anos em Saquarema mas agora estou residindo em Brasília.Qdo em Saquarema sempre adquiria o Jornal,agora vou amenizar a saudade lendo as notícias desse pequeno-grande Jornal,pelo site.P/F,mandem sempre notícias,M.obrigada

Comments are closed.