Política

Thiago Cócaro com o apoio de Marcelo Freixo

O deputado Marcelo Freixo apóia a candidatura de Thiago Cócaro a prefeito. (Foto: Divulgação)
O deputado Marcelo Freixo apóia a candidatura de Thiago Cócaro a prefeito. (Foto: Divulgação)

O jovem candidato a prefeito de Saquarema, Thiago Cócaro, é veterinário e tem seu consultório em Bacaxá, em frente ao Posto de Gasolina de seu pai, na esquina em frente à Rua Pereira, próximo à subida do hospital. Herdeiro de uma família tradicional do município, cujas raízes se encontram no célebre Barão de Saquarema, Thiago é filho do empresário Nivaldo e neto do Zé Pereira, comerciante notável e um dos mais dignos membros da Loja Maçônica Novo Horizonte.

Apesar de sua candidatura não ter coligação com outros partidos, uma estratégia arrojada do PSOL, Thiago Cócaro conta com a sustentação do apoio do candidato a prefeito do Rio, Marcelo Freixo, que declarou “a única alternativa verdadeira em Saquarema é a candidatura do Thiago, que vai governar com participação e com transparência”. A frase ecoada através das ondas do rádio, no programa eleitoral, nos carros de som e na internet é a principal bandeira da campanha, que tem como slogan: “Nada deve parecer impossível de mudar”.

Ao defender que seu jeito de fazer política é diferente dos demais candidatos, pois suas críticas não são pessoais, condenando as ofensas e outros ataques, o candidato do PSOL se apresenta como oposição ao governo atual, como também ao governo do Estado. O PSOL é contra as privatizações, contra a forma como estão sendo conduzidas as relações com bombeiros e policiais, contra o relacionamento atual de transação com as empreiteiras. Enfim, Thiago acredita que sua candidatura é possível, mesmo tendo nos adversários a personificação de um único gigante, fruto da aliança nacional e estadual dos partidos que, embora separados no município, na prática são aliados políticos.

Apesar das dificuldades para viabilizar sua campanha, Thiago Cócaro prefere seguir dentro das possibilidades dos poucos recursos da campanha e também por ser contra a poluição gerada pelo excesso da propaganda eleitoral. A novidade é que tem como vice uma mulher, Elisandre de Nazareth, bacharel em direito, moradora da Vila, casada com o pescador e também candidato do PSOL, Marcelo Pescador. Mãe de dois filhos, ela abraçou a política há poucos anos, mas vem com muita determinação, panfletando, levando a campanha de casa em casa, caminhando pelos bairros e divulgando em redes sociais.

Dentre as propostas para a cidade, destaca-se a preocupação ambiental em defesa das áreas naturais do município, sendo firme a posição contrária ao aterro sanitário em Bicuíba, que receberá o lixo de 3 municípios – Saquarema, Araruama e Silva Jardim – e o apoio ao movimento SOS Jaconé, que luta contra os Terminais Ponta Negra, nome do Porto de Jaconé, que está em fase de licenciamento no INEA (Instituto Estadual do Ambiente).

Similar Posts