Cidade Política

Pedro Ricardo sob o lema da renovação

Pedro Ricardo com o apoio incondicional dos pais, o ex-prefeito Dr. João e  Regina. (Foto: Paulo Lulo)
Pedro Ricardo com o apoio incondicional dos pais, o ex-prefeito Dr. João e Regina. (Foto: Paulo Lulo)

Saquarema está vivendo um novo quadro nessas eleições, que apresenta aos eleitores jovens aparentemente cheios de gás, que tentam demonstrar que trazem consigo a marca da renovação para o município. Vários candidatos a vereadores são exemplos desta tentativa de renovação a qualquer custo, num momento em que os políticos tradicionais se encontram um tanto desgastados, embrulhados em escândalos como a CPI do Cachoeira ou o Julgamento do Mensalão que, embora tenham como cenário a capital do país, Brasília, respingam na política regional e local, por todo o país.

Na eleição majoritária, dois exemplos do pretendido espírito de renovação característico das eleições este ano são os jovens candidatos ao cargo de prefeito em Saquarema, Pedro Ricardo, vereador e cardiologista, candidato do PRB, e o veterinário Thiago Cócaro, do PSOL. Pedro Ricardo lançou um amplo plano de governo que abrange diversas esferas, entre ações e metodologias de trabalho nos setores de Administração, Fazenda e Orçamento, Saúde, Educação, Obras e Urbanismo, Saneamento e Meio Ambiente, Ação Social, Trabalho e Habitação, Transporte e Mobilidade Urbana, Segurança e Ordem Pública, Agricultura, Abastecimento e Pesca, Turismo, Esporte e Lazer, Cultura, Mulher e Comunicação.

Candidato herdeiro político do ex-prefeito Dr. João Alberto, Pedro Ricardo foi o vereador mais jovem da Câmara Municipal, eleito em 2008, com o maior número de votos. Candidato à deputado federal, ficou como suplente em 2010. Agora, pela primeira vez ele entra na disputa para as eleições para prefeito de Saquarema, com o candidato a vice, o ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Juarez Diogo, pela Coligação “Saquarema Sem Medo” dos partidos PRB, PR, DEM, PHS e PT do B. Sua plataforma conta com uma gestão participativa da população junto ao poder público. Essa iniciativa é proposta através da implantação do Orçamento Participativo (OP), prática que permite a interação dos cidadãos no processo de decisão dos investimentos públicos, com a perspectiva de uma gestão transparente.

Em sua campanha, ele pretende promover a reformulação geral dos serviços de Saúde municipais, reestruturação da rede de linhas de transporte coletivo, valorização dos servidores públicos, independente da categoria. Para o Turismo, Pedro Ricardo pretende aproveitar o potencial da cidade e revitalizar o calendário festivo para atrair ao município um novo perfil de visitantes, com maior poder aquisitivo. E para o Meio Ambiente, a proposta principal é ampliar as redes de saneamento básico (água potável, tratamento de esgoto e redes fluviais) com atenção especial às áreas com risco de enchentes, buscando ponto de equilíbrio para que a natureza não seja devastada pelo “desenvolvimentismo” desenfreado.

A campanha defende também um amplo projeto de proteção ambiental, especialmente da Lagoa de Saquarema, para combater a degradação e para explorar o seu grande potencial turístico de forma sustentável, defendendo ainda a criação de novas áreas de lazer junto à natureza. Entre as propostas ligadas à Comunicação estão: implantação de TV local, rádio e jornal impresso, geração de pesquisas de opinião pública, de avaliação dos serviços públicos municipais e democratização de informações sobre o desenvolvimento das atividades públicas.

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