Renato dos Santos: Enfermagem

SUS oferecerá vacina tetraviral em 2013

Por: Dra. Denise Santos

O Ministério da Saúde vai oferecer a vacina tetraviral a partir de 2013, que será incluída no Programa Nacional de Imunização (PNI). Esta vacina previne ao mesmo tempo contra 4 tipos de doenças: sarampo, caxumba, rubéola e catapora ou varicela. A novidade é que a vacina contra catapora será incluída no calendário de vacinação do PNI, pois atualmente temos disponível a tríplice viral que imuniza somente contra sarampo, rubéola e caxumba.

Atualmente a vacina contra catapora é aplicada separadamente e não está no calendário básico de imunização do SUS. Na rede privada a dose custa R$ 150,00. A vacina tetraviral será produzida pelo laboratório público Biomanguinhos e o laboratório privado GlaxoSmithKline (GSK). A tetraviral será dada em 2 doses. A primeira dose em crianças com 12 meses de idade, a segunda dose aos 4 anos de idade.

A vacina tetraviral tem 97% de eficácia e raramente causa reações alérgicas. Com a inclusão da vacina no SUS o Ministério da Saúde estima reduzir 80% das hospitalizações por catapora, que é uma doença viral altamente contagiosa. A transmissão é feita pelas vias respiratórias de pessoa para pessoa, pelo contato direto ou através do ar quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. As características são a perda de apetite, mal-estar, erupções avermelhadas na pele e coceira. O período de transmissão varia de um a dois dias antes da erupção e até cinco dias após o surgimento do primeiro grupo de vesículas.

Dados mostram que quase 11 mil pessoas são internadas por ano com a doença e são registrados mais de 160 óbitos. Com a tetraviral, o SUS passa a ofertar 25 vacinas, 13 delas já disponibilizadas no calendário básico de imunização.

Similar Posts