Comunidade

IV Congresso Estadual de Jornalistas

O IV Congresso Estadual de Jornalistas realizou-se na Pousada ASSEFAZ – a Associação dos Servidores Fazendários, em Maricá. Realizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro – SJPRJ, o evento reuniu diversos profissionais e representantes sindicais de vários municípios, de 29 de maio a 1º de julho. O presidente do sindicato, Continentino Porto, abriu o evento e destacou a importância do Jornalismo Ambiental.

O jornalista ambiental Vilmar Berna, da REBIA, apresentou propostas em parceria com o Sindicato na mesa de abertura do IV Congresso Estadual. Foto: Edimilson Soares

A primeira mesa de debates foi sobre Jornalismo, o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável no Estado do Rio de Janeiro com Vilmar Berna, diretor-editor da Rede Brasileira de Informação Ambiental-Rebia, Milena Almeida, editora do site da Agenda 21 Comperj, Ernesto Galiotto, ambientalista da Região dos Lagos e o subsecretário de Meio Ambiente de Maricá, Tiago de Paula.

Na mesa coordenada pela vice-presidente do Sindicato, Dulce Tupy, Vilmar Berna anunciou duas novidades em parceria com o SJPRJ: a criação de um Curso de Jornalismo Ambiental com módulos de ensino à distância, ainda em fase de adoção por parte da universidade. E ainda, a criação do Prêmio Chico Mendes de Jornalismo Ambiental, previsto para 2013, que deverá contemplar trabalhos e publicações feitas a partir do segundo semestre de 2012. O prêmio deverá ter ainda duas categorias especiais: Propaganda e Relações Públicas.

O evento em Maricá contou com o apoio da Prefeitura Municipal e teve, ainda as mesas de debates sobre Frente Parlamentar em Defesa do Piso Nacional dos Jornalistas, Marco Regulatório da Comunicação e a Organização Sindical dos jornalistas do Estado, com a coordenação Sergio Caldieri que representou a ABI, os jornalistas Nilo Sergio Gomes e Alvaro Britto. A mesa sobre Mídias Sociais e Direitos Humanos teve presença de Márcio Kerbel, do Movimento dos Blogueiros, Gilney Viana, da secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e Carlos Eugênio da Paz, o “Clemente”, o último comandante da ALN, moderada por Mario Augusto Jakobinski.

Ao final do evento foi elaborada a Carta de Maricá onde a classe jornalística defende a luta pela mobilização e organização em defesa dos interesses da categoria, do Jornalismo de qualidade e do povo brasileiro, com assuntos referentes à qualificação profissional. A quarta edição do congresso aconteceu dias após a Cúpula dos Povos realizada paralelamente à Conferência Rio+20, fóruns internacionais que trataram, no Rio de Janeiro, da questão ambiental no Brasil e no mundo.

Durante o evento estadual foram indicados para serem delegados no próximo Congresso da Federação Nacional de Jornalistas – FENAJ: Continentino Porto, Alvaro Britto, Dulce Tupy e Nilo Sergio Gomes, o representante do sindicato na FENAJ, Mario de Souza, além da estudante Juliany Arantes, da Universidade de Barra Mansa, eleita para representar a categoria. O congresso de nível nacional acontecerá em novembro no Acre.

Similar Posts