Meio Ambiente

Simpósio Internacional Agenda 21 realizou-se no Museu da República, no Palácio do Catete

Rosa Formiga, diretora do Inea, o prefeito Carlos Pereira, presidente do Conleste e Karla Matos, da Agenda 21 do Estado do Rio de Janeiro. (Foto: Dulce Tupy)
Rosa Formiga, diretora do Inea, o prefeito Carlos Pereira, presidente do Conleste e Karla Matos, da Agenda 21 do Estado do Rio de Janeiro. (Foto: Dulce Tupy)

O futuro das Agendas 21 no Brasil e no mundo foi um dos debates realizados no Museu da República, no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro. Organizado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), através da Diretoria de Gestão das Águas e do Território / Núcleo Especial da Agenda 21, o Simpósio Internacional apresentou o painel “Agenda 21: Panoramas Atuais e Perspectivas pós Rio+20”. O evento teve a mediação da coordenadora do Núcleo Especial da Agenda 21 do Estado do Rio de Janeiro, Karla Matos, que teve na abertura a presença do prefeito Carlinhos, de Tanguá, presidente do Conleste (Consórcio dos Municípios do Leste Fluminense) e de Rosa Formiga, diretora de Gestão das Águas e do Território (Digat/Inea).

Nos debates, Elise Gaultier, coordenadora da Missão Territórios Sustentáveis/Comité 21, da França, Joana Correia da Silva, assessora do Gabinete da Secretaria de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território de Portugal, Geraldo Abreu, diretor do Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, que abordaram as políticas públicas e os programas nacionais de Agenda 21 em seus respectivos países. O debate seguinte foi sobre “Práticas regionais e redes”, com Christiane Gagnon, professora do Departamento de Ciências Humanas da Universidade de Quebec, no Canadá, e coordenadora do “Guia das Agendas 21 Locais para o século XXI”, Fidelis Paixão, membro do Colegiado Nacional da Rede Brasileira das Agendas 21 Locais (REBAL) e coordenador da Agenda 21 de Rondon do Pará-PA. Na ocasião foi lançado o livro “Futuros Territórios Sustentáveis” e a publicação “Agenda 21 Brasileira: Avaliação e Resultados”.

Similar Posts