Comunidade

Mulheres de Saquarema participam de Seminário da ONU realizado na UFF

Ao centro, a secretária municipal da Mulher, Rosângela Borges,  foi uma das debatedoras do seminário . (Foto: Dulce Tupy)
Ao centro, a secretária municipal da Mulher, Rosângela Borges, foi uma das debatedoras do seminário . (Foto: Dulce Tupy)

Um Seminário de Capacitação para Gestores Locais realizou-se em Niterói, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento dos Municípios de Leste Fluminense (CONLESTE), com a Coordenadoria do Programa Interagencial da ONU de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia para o Brasil e com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos ONU-Habitat. Com o tema “Planos Diretores Participativos, Gênero e Políticas Públicas no CONLESTE”, o seminário reuniu representantes dos municípios no entorno do Comperj, o Complexo Petroquímico da Petrobras que está sendo construído em Itaboraí.

Criado com o objetivo de definir estratégia e atuação conjuntas diante dos possíveis impactos socioambientais decorrentes da implantação do maior empreendimento petroquímico que está sendo construído no Brasil e na América Latina, o seminário reuniu os municípios de Itaboraí, Niterói, São Gonçalo, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Magé, Maricá, Rio Bonito, Saquarema, Silva Jardim e Tanguá. Na abertura do evento, o diretor do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, Alan Grimard, falou da importância das políticas de gênero para o desenvolvimento dos municípios, principalmente devido às desigualdades sofridas pelas mulheres. Já o reitor da UFF, Roberto Salles, ressaltou os benefícios que a parceria da universidade com a ONU vem trazendo para a população dos municípios integrantes do CONLESTE.

Estiveram presentes no seminário o presidente do CONLESTE e prefeito de Tanguá, Carlos Pereira, o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado do Rio, Felipe Peixoto e o ex-reitor da UFF José Raymundo Martins Romêo. Convidada pela secretária municipal de Meio Ambiente de Rio Bonito, Carmen Mota, a secretária municipal da Mulher de Saquarema, Rosângela Borges, foi uma das debatedoras e a presidenta da Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema (AMEAS), Edna Calheiros, apresentou peças do desfile de moda praia “Águas e Pedras”, baseada no meio ambiente, realizado na Praia de Itáuna.

Similar Posts