Esporte Surfe

Sexta-feira de folga geral no Quiksilver Saquarema Prime

Primeira chamada para as oitavas de final da etapa do ASP World Prime apresentada pela Coca-Cola será as 9:30 horas deste sábado na Praia de Itaúna

Saquarema, Rio de Janeiro (RJ) – Confirmando as previsões, o mar baixou ainda mais na sexta-feira para a sequência do Coca-Cola apresenta Quiksilver Saquarema Prime na Praia de Itaúna. As esquerdas e direitas continuam entrando perfeitas com meio metro de altura, porém o grande intervalo entre as séries prejudicaria a competição e o adiamento decretado já na quinta-feira pela comissão técnica foi a decisão mais acertada. A primeira chamada para as oitavas de final está marcada para as 9:30 horas do sábado na Praia de Itaúna e o campeão será conhecido neste domingo, quando termina o prazo da quarta etapa do ASP World Prime 2012 na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Entre os candidatos ao título, que vale 40 mil dólares e 6.500 pontos no ranking mundial unificado da ASP, sete são do Brasil, três da Austrália, dois dos Estados Unidos, dois do Havaí, um da França e o único representante das Ilhas Canárias. A primeira disputa por vaga nas quartas de final será entre Brasil e Havaí, com o paulista Hizunomê Bettero, que já foi vice-campeão desta etapa em Saquarema em 2009, enfrentando Sebastien Zietz.

Na segunda bateria, o defensor do título do Quiksilver Saquarema Prime, Kai Otton, faz um duelo australiano com Perth Standlick. A terceira será entre o norte-americano Kolohe Andino e o catarinense Jean da Silva, único surfista que já entrou na zona de classificação para a elite dos top-34 do ASP World Tour com a classificação para as oitavas de final na quinta-feira. Fechando a chave de cima do evento, que define um dos dois finalistas, tem o paulista Alex Ribeiro com o francês Romain Cloitre.

Palanque - Foto: Daniel Smorigo

REI DO PÓDIO EM SAQUAREMA – Na chave de baixo, o primeiro duelo é entre uma das estrelas do ASP Tour, Matt Wilkinson, da Austrália, com o catarinense Willian Cardoso, que é o rei dos pódios desta etapa em Saquarema. Ele foi semifinalista na primeira edição em 2009, campeão da segunda em 2010 e novamente só parou nas semifinais no ano passado. Willian já é o segundo na lista provisória dos dez surfistas que o ranking unificado indica para completar o grupo dos top-34 do Dream Tour da ASP.

O primeiro é o paulista Gabriel Medina, que disputa o confronto seguinte com Jonathan Gonzalez, das Ilhas Canárias. Na penúltima oitava de final, mais um duelo particular de Ubatuba contra o Havaí como na primeira bateria, agora entre Wiggolly Dantas e Keanu Asing. E outro ubatubense vai brigar pela última vaga nas quartas de final, o jovem Filipe Toledo, contra o norte-americano Nathan Yeomans.

G-10 PARA O DREAM TOUR 2013 – Todos os dezesseis concorrentes ao título do Quiksilver Saquarema Prime têm chances matemáticas de sair do Brasil na lista provisória dos dez surfistas que se classificam para o Dream Tour, pelo ranking unificado da ASP. Destes, o único que já aparece entre os 22 que são mantidos pelo ranking principal do ASP Tour e dispensa a vaga pelo unificado é o atual campeão desta etapa, Kai Otton.

O paulista Gabriel Medina e o norte-americano Kolohe Andino não conseguiram ficar entre os 22 nas três primeiras etapas da temporada, mas vão mantendo os seus nomes no grupo dos top-34 para o Dream Tour 2013 pelo ranking unificado. Willian Cardoso vem consolidando a sua posição no G-10 a cada etapa e o também catarinense Jean da Silva é a novidade da lista com os resultados de Saquarema já computados no ranking.

No entanto, seu lugar ainda é ameaçado pelos outros onze surfistas que vão disputar as oitavas de final e estão fora da zona de classificação. No momento, Jean é o penúltimo do G-10 no ranking que está garantindo até o 29.o colocado, o havaiano Olamana Eleogram. Matt Wilkinson já saltou da 43.a para a trigésima posição e está na porta de entrada. Depois, o mais próximo é Wiggolly Dantas, atleta patrocinado pela Quiksilver, em 36.o lugar.

O Coca-Cola apresenta Quiksilver Saquarema Prime 2012 é realizado pela Adding Sports com o patrocínio da Coca-Cola e da Quiksilver, além do apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Secretaria de Esporte e Lazer, da Prefeitura Municipal de Saquarema, da Concessionária CCR Via Lagos, da loja 900 Graus, da Associação de Surf de Saquarema e da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro. O evento é homologado pela ASP South America como quarta etapa do ASP World Prime 2012 e também vale 6.500 pontos para o ranking sul-americano. Parceiros de Mídia: ESPN Brasil, Revista Fluir e Waves/Terra.

TRANSMISSÃO AO VIVO: A transmissão ao vivo do evento pela internet pode ser acessada aqui.

GALERIA DE FOTOS: Acesse a Galeria de Fotos da quinta-feira no Facebook da ASP South America aqui.

VIDEO RELEASE:

OITAVAS DE FINAL DO QUIKSILVER SAQUAREMA PRIME – 9.o lugar – US$ 5.000 e 2.400 pontos:

1.a: Hizunomê Bettero (BRA) x Sebastien Zietz (HAV)
2.a: Kai Otton (AUS) x Perth Standlick (AUS)
3.a: Kolohe Andino (EUA) x Jean da Silva (BRA)
4.a: Romain Cloitre (FRA) x Alex Ribeiro (BRA)
5.a: Matt Wilkinson (AUS) x Willian Cardoso (BRA)
6.a: Gabriel Medina (BRA) x Jonathan Gonzalez (CNY)
7.a: Wiggolly Dantas (BRA) x Keanu Asing (HAV)
8.a: Nathan Yeomans (EUA) x Filipe Toledo (BRA)

– – – –

João Carvalho – Assessoria de Imprensa da ASP South America – joao@aspsouthamerica.com.br

Similar Posts