Esporte Surfe

Quiksilver Saquarema Prime começa com ótimas ondas

Mar clássico na Praia de Itaúna com esquerdas perfeitas de 6-8 pés para a abertura da etapa do ASP World Prime apresentada pela Coca-Cola em Saquarema

Praia de Itaúna, Saquarema (RJ) – O mar baixou um pouco em relação à segunda-feira de ondas gigantes na Praia de Itaúna, mas ficou clássico com esquerdas perfeitas de 6-8 pés para o início do Coca-Cola apresenta Quiksilver Saquarema Prime 2012 na terça-feira. As condições foram elogiadas por todos os competidores, principalmente pelos estrangeiros que são maioria com 62 participantes de dezessete países, contra 34 brasileiros. A disputa pelos 6.500 pontos no ranking mundial unificado, que estão em jogo nesta quarta etapa do ASP World Prime do ano, prossegue até domingo na “Cidade do Surf” da Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

O Quiksilver Saquarema Prime começou com uma triagem iniciada às 6:30 horas na Praia de Itaúna. Na batalha final pelas duas vagas de convidados que completaram o quadro dos 96 surfistas da primeira fase, o peruano Cristobal de Col e o paulista Caio Ibelli derrotaram o havaiano Fredrick Patacchia e o carioca Lucas Silveira.

Entre as semifinais e a final da triagem, foi realizada a primeira bateria do campeonato, que foi vencida pelo carioca Simão Romão (foto abaixo), um dos três convidados da ASP South America, escritório regional da ASP na América do Sul. “Só tenho que agradecer à ASP South America por ter me dado o wildcard (convite) e quero fazer valer a pena essa vaga”, disse Simão Romão.

Simão Romão - Foto: Daniel Smorigo

 

DEFENSOR DO TÍTULO – O havaiano Sebastien Zietz se classificou em segundo lugar, com ambos eliminando uma das estrelas da elite do ASP Tour, o paulista Miguel Pupo, além do taitiano Alain Riou. A competição começou em alto nível e o australiano Kai Otton já fez a sua primeira defesa do título do Quiksilver Saquarema Prime na quarta bateria. Ele estreou com vitória sobre o paulista Hizunomê Bettero (segundo lugar), o havaiano Kiron Jabour (terceiro) e o baiano Rudá Carvalho (quarto), saindo satisfeito com a excelente condição do mar na Praia de Itaúna. “As condições estão perfeitas, o mar está fantástico”, destacou Kai Otton.

Kai Otton - Foto: Daniel Smorigo

Outro top do ASP Tour também começou vencendo a bateria seguinte, o norte-americano Damien Hobgood, que já tem uma vitória na etapa brasileira do WCT em seu currículo, quando ela era realizada em Imbituba (SC). Damien é um dos surfistas que não estão entre os 22 primeiros colocados no ranking principal deste ano e está garantindo sua permanência na elite pela divisão de acesso. Ele e o seu irmão gêmeo, C. J., são as principais atrações dos Estados Unidos em Saquarema.

DESTAQUES DO DIA – Logo após esta bateria, as condições ficaram ainda melhores na mudança da maré para os surfistas registrarem os recordes do primeiro dia. O irlandês Glenn Hall foi o primeiro a se destacar com uma nota 9 em uma longa esquerda que foi destruída por várias manobras.

PRINCIPAIS CABEÇAS DE CHAVE – O cabeça de chave número 1 do Coca-Cola apresenta Quiksilver Saquarema Prime, também estreou com vitória na terça-feira. O catarinense Alejo Muniz não começou bem a bateria, mas surfou uma das melhores ondas do dia – nota 9,00 – para derrotar o francês Romain Cloitre, o peruano Cristobal de Col e o havaiano Kai Barger. ”

Já o cabeça de chave número 2, Gabriel Medina, não brilhou tanto e se classificou em segundo lugar no confronto vencido por Jonathan Gonzalez, das Ilhas Canárias.

CHAMADA ÀS 6:30 HORAS – Assim como na terça-feira, a primeira chamada da quarta-feira também foi marcada para as 6:30 horas na Praia de Itaúna. No primeiro dia foi realizada até a 17.a bateria da primeira fase e a 18.a que vai abrir a quarta-feira é encabeçada pelo catarinense Willian Cardoso, que já venceu esta etapa de Saquarema em 2010 e é um dos brasileiros que estão entre os dez surfistas que se classificam para o ASP World Tour pelo ranking mundial unificado. Seus adversários são o australiano Mitch Crews, o espanhol Aritz Aranburu e o carioca Leandro Bastos.

O Coca-Cola apresenta Quiksilver Saquarema Prime 2012 é realizado pela Adding Sports com o patrocínio da Coca-Cola e da Quiksilver, além do apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro atrav

és da Secretaria de Esporte e Lazer, da Prefeitura Municipal de Saquarema, da Concessionária CCR Via Lagos, da loja 900 Graus, da Associação de Surf de Saquarema e da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro. O evento é homologado pela ASP South America como quarta etapa do ASP World Prime 2012 e também vale 6.500 pontos para o ranking sul-americano.

Parceiros de Mídia: ESPN Brasil, Revista Fluir e Waves/Terra. TRANSMISSÃO AO VIVO: A transmissão ao vivo do evento pela internet pode ser acessada pelo site da ASP South America – www.aspsouthamerica.com.br

João Carvalho – Assessoria de Imprensa da ASP South America – joao@aspsouthamerica.com.br

Similar Posts