Comunidade

Secretaria da Mulher ganha sua própria sede

O ex-prefeito Jurandir Melo, a prefeita Franciane Motta, o vice-prefeito Dr. Amílcar Ferreira,  a secretária municipal da Mulher, Rosângela Borges e o ex-prefeito Dalton Borges. (Foto: Edimilson Soares)
O ex-prefeito Jurandir Melo, a prefeita Franciane Motta, o vice-prefeito Dr. Amílcar Ferreira, a secretária municipal da Mulher, Rosângela Borges e o ex-prefeito Dalton Borges. (Foto: Edimilson Soares)

Às vésperas de completar um ano, a Secretaria Municipal da Mulher, que funcionava provisoriamente na Secretaria Municipal de Promoção Social e Cidadania, ganhou uma sede própria na Rua Valdemiro Diogo de Oliveira (a rua da subida do CIEP) nº 476, em Bacaxá. Agora, as mulheres que necessitam de apoio terão privacidade e conforto ao serem atendidas. Desde que foi implantada, em 2011, a Secretaria da Mulher de Saquarema é única na Região dos Lagos e vem apresentando resultados positivos.

“Nos últimos meses, foi verificado que mais mulheres estão denunciando as agressões que sofrem de seus parceiros”, comemora a secretária da Mulher, Rosangela Borges. “Antes, muitas vezes as mulheres agredidas não tinham coragem de levar adiante as denúncias contra seus agressores, na maioria parentes das próprias vítimas”, explica Rosangela.

Com uma equipe formada por psicólogo, advogado e assistente social, a Secretaria da Mulher tem desenvolvido um trabalho preventivo, realizando palestras em escolas de ensino médio, para conscientizar as jovens da cidade. Outra ação da pasta é a organização de visitas do ônibus itinerante da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), que atende diretamente os casos de agressão. No ano passado, a Secretaria da Mulher realizou também a Conferência Municipal da Mulher, que teve como tema a geração de renda para mulheres em situação de fragilidade familiar.

A secretaria da Mulher é uma antiga reivindicação feminista. A primeira ONG só de mulheres no município, a Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema (AMEAS) surgiu justamente com essa proposta, lançada oficialmente junto com o Programa Rio Mulher, no Lake’s Shopping, há mais de 5 anos. Na ocasião, a própria secretária nacional da Mulher, Niréa Freire, sugeriu a criação da secretaria municipal da Mulher em Saquarema, quando Franciane Motta ainda era vice-prefeita. Eleita, Franciane cumpriu o compromisso assumido naquela ocasião. A primeira mulher prefeita na Região dos Lagos criou a primeira secretaria da Mulher na região.

Similar Posts