Renato dos Santos: Enfermagem

Reforma e ampliação do Posto 24 horas de Saquarema

Enfermagem - Dr. Renato José dos Santos

Dando continuidade a uma série de benfeitorias realizadas no município, a prefeitura iniciou a reforma e ampliação do Posto de Urgências (PU) 24 horas de Saquarema. Com a participação do governo do Estado, através do projeto Somando Forças, e investimento total orçado em R$ 934.747,85, o PU contará com modernas salas de atendimento, ar condicionado central, proporcionando mais conforto, humanização e qualidade no atendimento aos usuários do sistema de saúde.

Após a conclusão da obra, o PU vai contar com salas específicas, para atendimento de politraumatizados, aplicação de injeções, curativos, higienização, esterilização, radiologia, confecção de aparelhos gessados, atendimento ginecológico e três salas de observação (masculino, feminino e infantil) e outros espaços: lavanderia, alojamentos, depósitos, recepção e salas administrativas.

O último plantão de 24 horas foi realizado no dia 2 de março e, no dia 3, o PU começou a ser desmobilizado. Esta data, para muitos da equipe multiprofissional, será um marco entre o passado e o futuro. Uma funcionária chorou ao olhar os móveis sendo retirados do Posto onde ela trabalha há 29 anos.

O PU foi inaugurado em 8 de Maio de 1976, pelo prefeito Jurandir da Silva Mello, com o nome de Ambulatório Municipal Drº José Ernesto Pinto Coelho e, após 35 anos, receberá da prefeita Franciane Motta esta reforma e ampliação, um presente de aniversário.

Durante a obra, os atendimentos de urgência e emergência serão encaminhados para o Hospital Nossa Senhora de Nazareth (Hospital de Bacaxá). Os atendimentos ambulatoriais podem ser realizados na Policlínica Prefeito Carlos Campos e nos Postos de Saúde da Familia (PSF), os mais próximos a Saquarema são os PSFs de Barra Nova e da Barreira. Neste período, um ônibus-ambulância, estacionado próximo ao PU de Saquarema, dará suporte aos pacientes que fazem curativos diariamente e aos que necessitam fazer controle de pressão arterial.

A remodelação da estrutura física do Posto de Saquarema é importante para melhoria das condições de trabalho, garantindo atendimento de qualidade à população, em ambiente mais confortável e completo. A parceria da Prefeitura de Saquarema com o Governo do Estado tem trazido grandes benefícios para a cidade e consequentemente melhoria de vida das pessoas.

Similar Posts