Cidade

Muita animação no Carnaval 2012

A orla de Itaúna lotada com o bloco Virgens de Itaúna. (Fotos: Waldo Siqueira)
A orla de Itaúna lotada com o bloco Virgens de Itaúna. (Fotos: Waldo Siqueira)

Mais de 21 blocos de rua e bandas de axé estiveram entre as atrações que animaram o Carnaval de Saquarema em 2012. Os dias de folia foram abertos oficialmente na sexta-feira, com o bloco dos bonecões, na Vila. A partir do sábado, houve grandes atrações como as bandas Tudublu e Prakatum, na Orla da Lagoa, onde os grupos de música baiana se apresentaram diariamente. Bandas tocando marchinhas, som mecânico e até MPB fizeram a festa do público com atrações diárias nos mais variados pontos da cidade. Porém, em Bacaxá, o tradicional Bloco das Piranhas ficou prejudicado, por não poder ter carro de som.

O ritmista Dirceu no SaquaBloco pelas ruas do centro.
O ritmista Dirceu no SaquaBloco pelas ruas do centro.

Durante todos os dias no centro houve apresentação de banda tocando músicas de carnaval, de Itaúna até a Vila. Os blocos que desfilaram foram: Abre que To Dentro (Itaúna), Alegria do Galo (Coqueiral), Bafo do Jacaré (Jaconé), Bebum-Difama (Itaúna), Bloco Que Merda é Essa e Camarão (Jaconé), Gethomn (Rio da Areia), Manguaça (Jaconé), Piranhas (Bacaxá), Rama e Sambaaqui (Jaconé). Além do Saqua Bloco (Centro), Siri do Boqueirão, Sirikisamba (Jaconé), Tchan Gay (Boqueirão), Tigre (Verde Vale), Truco e Turma do Barril (Centro), Unidos de Itaúna, Unidos do Magno (Jaconé), Vermelho e Branco (Rio da Areia) e Virgens de Itaúna, entre outros bem anárquicos, como o Escangalhados, no Boqueirão.

Na Vila, a banda
Na Vila, a banda

Quanto à segurança, foram poucas as ocorrências, mesmo com poucos policiais e guardas municipais nas ruas, o que foi uma questão de sorte. A média de acidentes de trânsito subiu para 3 a 4 por dia. A estimativa da Secretaria Municipal de Turismo é de que cerca de 150 mil pessoas visitaram a cidade neste período. Segundo o secretário de Segurança Pública, Coronel Jorge Romeu, durante o Carnaval estava todo o efetivo da Guarda Municipal, Salvamar e Defesa Civil nas ruas para atender aos chamados, inclusive de banhistas em situação de risco nas praias que ficaram totalmente lotadas.

O carnaval baiano na orla da lagoa
O carnaval baiano na orla da lagoa

Carnaval 2012Antecipando o carnaval, a Secretaria de Promoção Social promoveu o Baile do Idoso, que há 3 anos acontece na casa noturna Pedacinho do Céu, no Porto da Roça. A alegria tomou conta do salão com centenas de foliões usando fantasias, cantando e dançando. A prefeita Franciane Motta foi ao evento e também se divertiu ao som da banda carnavalesca Show de Bacaxá.

“Gosto muito desse baile, que já faz parte do nosso calendário. As famílias vêm com seus idosos e crianças porque sabem que o ambiente é tranquilo e a diversão garantida”, comemorou ela.
 

Similar Posts