Carnaval esquenta Saquarema

A animação da sambista no ensaio do Bloco do Truco. (Foto: Paulo Lulo)

A animação da sambista no ensaio do Bloco do Truco. (Foto: Paulo Lulo)

Depois da Batalha de Confetes, promovida pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, na Praça do Coração, o clima do carnaval começou a esquentar na cidade, onde o Bloco do Truco fez, desde o início do ano, ensaios animados em sua quadra, quase na Praia da Vila. Em Jaconé, capital da folia, os ensaios bombaram na quadra do Bloco Que Merda é Essa e na orla marítima, na sede do Bloco da Rama. Quem também mandou bem foi o Bloco Sambaqui de Jaconé, Tigre, no Verde Vale, que tem a bateria nota 10 do carnaval de Saquarema, e o Virgens de Itaúna.

Pela programação divulgada pela prefeitura, o carnaval em Saquarema vai ser de arrasar e com manifestações carnavalescas variadas, começando pela Orla da Lagoa, com Trio Elétrico, carnaval de axé, desde sexta-feira, dia 17 até 21 de fevereiro, terça-feira gorda, a partir das 23 horas. No centro da Vila, também de 17 a 21, uma banda vai tocar as tradicionais marchinhas do carnaval brasileiro, de 18 às 22 horas. No Calçadão de Bacaxá, na Praia de Jaconé, na Baziléia, em Sampaio Corrêa, e na Praia de Vilatur, também haverá gritos de carnaval, com som mecânico, a partir das 21 horas. Já em Itaúna, haverá um palco com Banda tocando marchinhas e sambas.

Mas os blocos é que são atualmente a grande atração do carnaval de rua: o Abre que to dentro vai sair do antigo Quiosque 12 e vai até o início da Praia da Vila, domingo e terça, 17h: já o Tchan Gay sai na segunda, ao meio dia, na Praia do Gravatá em direção à Vila. O Saquá Bloco sai domingo, às 11h, com concentração na Pastelaria do Chinês, no centro de Saquarema e o Bloco do Truco sai na segunda, às 18h, do antigo Quiosque 12, pela Praia da Vila, até o barracão, onde fica a sua quadra. Já a Turma do Barril sai na segunda, 16h, do centro, Travessa Virgínia Marins Pessoa.

O auxílio luxuoso dos cavaquinhos no Carnaval de Saquarema. (Foto: Paulo Lulo)

O auxílio luxuoso dos cavaquinhos no Carnaval de Saquarema. (Foto: Paulo Lulo)

Em Itaúna, três blocos vão animar a galera: o Bebum Difama, no sábado, 14h, na Avenida do Oceano, o Virgens de Itaúna, domingo, 16 h, da Rua das Amendoeira com Av. Oceânica até a Rua das Garças, e o Unidos de Itaúna, segunda, 17 h, entre os antigos Quiosques Brilho do sol e Rei do Mar. No bairro Coqueiral, O Alegria do Galo sai domingo, 16 horas, da Avenida Litorânea e até o bar Pé na Jaca, na Praia de Barra Nova. O Siri do Boqueirão, domingo, 19 horas, sai do bar Estação, passa pelo bar Gaúcho e pelo Duro na Queda. Em Bacaxá, o bloco das Piranhas é na Vila Pereira, às 14 horas. E o Gethomn, sai na sexta, 21h, no Rio da Areia, perto da Estrada Latino Melo, onde também sairá o Vermelho e Branco e, no Verde Vale, o Tigre sai domingo e terça, 21h.

Mas é em Jaconé que se concentra o maior número de blocos com desfile todos os dias de carnaval, a maioria na Rua 96. O Bafo do Jacaré sai no sábado 14 horas e o Que Merda é Essa?, no domingo, no mesmo horário, até a praia. O Camarão, sai no sábado, às 16 e o Manguaça na segunda, às 10 horas, na Rua 13. O Sirikisamba no domingo, 16h, o Bloco da Rama na segunda, 16 h, mesmo dia que o Sambaqui, às 20h. E, fechando o carnaval, o Unidos do Magno, na terça, 16h.

Compartilhe!
Palavras-chave:

Sobre o autor

A equipe do jornal O Saquá é formada por diversos jornalistas.