O renascimento da Creche Renascer em Jaconé

Editorial - Dulce Tupy

As crianças e jovens do Projeto Renascer na Música. (Foto: Edimilson Soares)As novas instalações da Creche Renascer Victória Azeredo, em Jaconé, foram inauguradas com um show do grupo de violinos de crianças e adolescentes do Projeto Renascer na Música e instrumentistas da banda estudantil, a retreta, do Colégio Estadual Oscar de Macedo Soares, uma das mais importantes de Saquarema. A Renascer Obras Sociais, atualmente presidida pelo empresário José Mauro, mantém a creche há mais de 12 anos, com apoio da comunidade, dos comerciantes locais e agora com patrocínio da Maersk Oil, empresa de petróleo da Dinamarca que opera na Bacia de Campos.

Até então, a creche funcionava ao lado da Igreja Batista de Jaconé, onde foi inaugurada, passou um período desativada e retornou com força total, inclusive com apoio da então secretaria de Ação Social da Prefeitura de Saquarema e mais tarde do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. A prefeita Franciane Motta, a secretária municipal de educação e cultura Ana Paula e o vereador Gilvan estiveram presentes, além dos comerciantes do bairro: Vander, grande apoiador da creche, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, junto com a esposa Adriana, ex-vereador Zequinha, atual administrador de Jaconé, comerciante Vanildo, ex-administrador do bairro, assistente social Graça, esposa do Carlos do Kariocão, Dr. Maurício Himelfarb, o casal Pereira e Layla Garrido, da Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema (Ameas), os empresários Ioneida e Carlos, entre outros, incluindo o representante da Maersk Oil, Luis Paulo Costa e esposa, amigos noruegueses e dinamarqueses que apoiam a creche.

Erguida com a participação ativa do casal Terezinha e Silas, além da empresária Marcinha e do trabalho de amigos e funcionários, a nova sede da creche foi construída em terreno doado por Neuza Barroso, uma das maiores incentivadoras da retomada da creche, junto com o casal de jornalistas Edimilson Soares e Dulce Tupy, do jornal O Saquá, que na época eram presidente e secretária geral da Federação das Associações de Moradores e Amigos de Saquarema (Famosa). Também colaborou naquela ocasião a irmã do ex-prefeito Carlos Campos, professora Leda Silveira, então secretária da Criança e do Adolescente.

Compartilhe!
Palavras-chave:

Sobre o autor

Dulce Tupy é editora do jornal O Saquá e da Tupy Comunicações.