Cidade Meio Ambiente

Porto em Jaconé agora é realidade

O porto ficará ao lado das beachrocks de Jaconé, importantes registros geológicos que compõem o Geoparque que está sendo criado no Rio de Janeiro, entre Maricá e Campos. Foto: Edimilson Soares

O porto ficará ao lado das beachrocks de Jaconé, importantes registros geológicos que compõem o Geoparque que está sendo criado no Rio de Janeiro, entre Maricá e Campos. Foto: Edimilson Soares

Por: Alexandra Lambraki

Após a descoberta do Pré-sal, a Petrobrás alterou o projeto inicial do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), em construção em Itaboraí, que faria a produção de matéria prima petroquímica, com o óleo pesado da bacia de Campos. Nesta mudança, ficou definido o gás como matéria prima básica, utilizando o gás natural dos poços do Pré-sal para a produção de etano. A partir daí, muito se falou sobre um Pólo Naval em Jaconé, no município de Maricá. Em julho, finalmente, foi divulgada a venda da área de 557,2 mil m2, que pertencia à Brookfield e anteriormente à Édem Country Clube, do jornalista Roberto Marinho – para a DTA Engenharia, que colocou de vez um ponto final no sonho de ter uma área de lazer, um parque ou um resort, naquele costão entre Jaconé e Ponta Negra.

Com sede em São Paulo, a DTA Engenharia é especializada em hidráulica, marítima e fluvial, dragagem, desassoreamento, derrocagem, subaquática, enrocamentos, molhes, obras de proteção, marinas, portos e hidrovias, trabalha para a Petrobras e constam em seu currículo mais de 100 clientes, entre estes: Docas do RJ, Paraíba, Ceará, Bahia, Espírito Santo, Pará, Porto de Santos, Vale S/A, Andrade Gutierrez, Vitol S/A, em Genebra, na Suíça, entre outros gigantes nacionais e internacionais. A DTA tem vinculação inclusive com o mega empresário Eike Batista, que está construindo em São João da Barra o complexo do Porto do Açu, que será um dos 3 maiores do mundo!

Nas últimas semanas, medições tem sido feitas por engenheiros da DTA em Jaconé para estudo do novo traçado do gasoduto que irá escoar a produção para o Comperj, em Itaboraí. O Complexo Naval de Jaconé está prestes a acontecer e, com ele, é possível que venham também consequências danosas para Maricá, com impactos em Saquarema. O crescimento desordenado, urbanístico e sócioeconômico, por exemplo, poderá trazer cenas indesejáveis e previstas, como latrocínios e assaltos. Virá o caos para um município que tinha tudo para ser um pólo turístico?

Até hoje não se cogitou em planejamento para enfrentar os problemas que serão gerados por este complexo portuário que, dizem, inclui também um estaleiro e um gasoduto. Maricá não tem infraestrutura para abrigar os operários que virão. Não tem saneamento básico; o único hospital de Maricá foi terceirizado. Maricá não tem sequer uma rodoviária decente para ônibus intermunicipais. As ruas do município continuam de chão batido. Virão os operários trazendo suas famílias. Haverá um inchaço inicial de milhares de trabalhadores que ficarão sem emprego, após o término da obra, somados aos que virão também para as indústrias. Maricá não tem condições para um despertar desta amplitude. Uma verba de R$ 400 milhões foi liberada para melhorar a infra-estrutura de Maricá. Mas esta verba vai resolver tudo?

Enquanto isto, em Saquarema, o deputado Paulo Melo, presidente da Assembléia Legislativa, filho da terra, há anos vem construindo, em todos os sentidos, um futuro promissor para sua gente. Quase todas as ruas dos principais bairros do município estão asfaltadas. O Posto de Saúde de Sampaio Correia é digno de elogios, entre outros postos do município. Para saneamento básico, tratamento de esgoto, instalações de rede de drenagem e tratamento de lixo, foi assinado um termo de cooperação com o governo do estado e 8 prefeituras da Região dos Lagos para execução das obras. Ainda com parceria do governo estadual, está sendo construída a maior escola profissionalizante do Rio de Janeiro, com 13 mil m2, 28 salas de aula, 18 laboratórios, auditório para 300 pessoas, pátio coberto, refeitório, quadra poliesportiva coberta, campo de futebol society, piscina semiolímpica, pista de atletismo… Enfim, Saquarema é um município que está se preparando para o amanhã.

Similar Posts

39 thoughts on “Porto em Jaconé agora é realidade
  1. Vejo com muita preocupação este grande empreendimento na nossa região, que até o momento tem uma qualidade de vida muito boa. Eu acho que deveria ser muito bem estudado a preparação de ambas as cidades com o advento deste enorme Pólo Naval em Jaconé, digo de experiência porque vi a cidade de Macaé crescer de forma extremamente rápida e desordenadamente e hoje se tornou difícil viver por lá devido a uma qualidade de vida ruim devido o custo de vida ser muito alto e outras coisas mais, então devemos preparar planos com base a experiências anteriores. Tive que fazer tal comentário, pois Saquarema para mim é o paraíso de vida e moro nesta cidade há 20 anos e trabalho há 21 anos num Grupo de empresas que prestam serviços para Petrobrás a mais de 40 anos e estou envolvido integralmente nesta Logística de transporte Onshore e Offshore e área Portuária.
    No momento estou em alto mar prestando serviços as plataformas da Petrobrás e suas sub-contratadas, porém estou a disposição para qualquer esclarecimento aos canais competentes e municipais da minha cidade de Saquarema a fim de podermos trocar informações, pois é de grande interesse meu particular de participar deste crescimento de forma organizada e justa colaborando de alguma forma. Aguardo resposta. Obrigado.

    Atenciosamente,

    Sérgio Maurício Hill Regenerati
    (Morador de Itaúna)

    segue meus contatos:
    2278118096
    2292010879
    email: sergioregenerati@yahoo.com.br

    1. As suas observações são pertinentes e são as nossas também. Temos que preconizar o desenvolvimento sustentável. Isto é, um desenvolvimento que não coloque em risco o futuro das próximas gerações. Rejeitamos crescer desordenadamente como ocorreu com Macaé. E temos, hoje, chances de viver um crescimento diferente, com justiça social e respeito à natureza. Vamos ficar de olho! E procurar mais informações sobre o Pólo Naval de Jaconé.

  2. DEPUTADO PAULO MELO VOSSA EXELENÇIA QUE É O GRANDE CONSTRUTOR DA REGIÃO DOS LAGOS HOJE SUA DIGNÍSSIMA ESPOSA E REFERENÇIA DE COMPETENÇIA E HONESTIDADE COMO PREFEITA DE SAQUAREMA… DEVERIA LER A MATERIA ACIMA DO JORNAL O SAQUÁ E TOMAR AS DEVIDAS PROVIDENÇIAS JUNTO A ALERJ QUE VOSSA EXELENÇIA PRESIDE COM TANTA COMPETENÇIA PARA QUE EVITE O CAOS EM JACONÉ CONFORME A REPORTAGEM DO JORNAL O SAQUA PREVÈ,ESTE CAOS ATINGIRÁ SUA CIDADE SAQUAREMA TAMBÉM DEPUTADO,POIS JACONÉ ESTA ENCRAVADO EM DOIS MUNICIPIOS CONFORME VOSSA EXELENÇIA CONHECE MARICA E SAQUAREMA,A BOMBA QUE OS EMPRESÁRIOS SOLTARÃO EM JACONÉ ATINGIRÁ TÔDOS NOS CONFORME O SAQUA PUBLICA VOSSA EXELENÇIA TEM COMPETENÇIA E ORIGINALIDADE PARA ATUAR FIRMEMENTE NESTE ASSUNTO ANTES QUE O MAL ACONTEÇA….

  3. O progresso sempre deve ser bem vindo. Só espero que o meio ambiente, ainda mais com os novos registros geológicos das beachrocks em sua costa, seja respeitado.

    1. É verdade, Pedro. Essa é a grande preocupação. O município tem uma vocação turística que tem no meio ambiente um de seus maiores atrativos.

  4. gostei muito,desta materia tenho casa em bacaxa entendo alguma preucalçao sobre o impaquito mas o porto a industrializaçao da regiao dos lagos pricipalmenti saquarema, cobro sempre do deputado e da prefeita franciane ,escolas tecnica e-industrializaçao.gostaria de ver tambem melhorias no saneamento asfalto limpesa e capina emais creches principalmente em arueira agua branca e bomsusseço.area carente destes serviço pede estes serviços ao secretario de obras e serviços publicos mas eles fas o pedido no livro e nunca executa quando fas fas pela metade ou nada.obrigado pela oportunidade.sebastiaodonisete borges.

  5. Tenho casa em Jaconé há 35 anos e acompanho o crescimento (ainda ordenado) na área. Sou Biólogo Marinho e Gestor Ambiental prestando serviço para a Petrobras a mais de 10 anos. Entretanto, muito me preocupa esse polo naval na área, pois também trabalhei em Macaé por 5 anos e vi as graves consequências devido ao crescimento desordenado por lá. Tenho Jaconé como um refúgio onde, qndo não estou trabalhando offshore, sempre procuro ir pra lá, tendo o “CANTO” (local proposto para a construção do porto/estaleiro) como um dos principais locais que visito, sendo para surfar, praticar mergulho livre, pegar sol com amigos ou, simplesmente, para ficar olhando aquele visual da natureza praticamente virgem. Enfim, gostaria de saber em que ponto está esse assunto, no âmbito de licenças, licitações e legislações, etc… e se existe algo que possamos fazer para impedir este tipo de empreendimento naquela área. Desde já agradeço.

  6. Parabéns Jaconé por ser contemplada pelo progresso. Isso gerará empregos, arrecadação de impostos, melhorias, atrairá pessoas para as pousadas e quem sabe, futuros hotéis. O progresso é sempre bem vindo. Sem contar que os imóveis já existentes ficarão mais valorizados. Qtº ao senhor José Carlos Leitão, aprenda primeiro à escrever e à se informar. Criticar é muito fácil. Difícil é saber administrar.

  7. Como se dará a instalação desse mega empreendimento se Jaconé, na área próxima à construção, não tem nenhum saneamento básico? O projeto da Cedae não contempla com rede de água Jaconé/Maricá , a água vai somente até Ponta Negra.

    1. Não temos informação sobre o assunto. Melhor consultar a própria Cedae, responsável pela água e esgoto nesta área.

  8. Rio, 30/09/2011

    Pessoalmente , admiro o deputado Paulo Melo, mas asfaltamento em Saquarema(Jaconé), e brincadeira.é caso de colocar no Zorra total.

  9. Srs, bom dia.Antes de mais nada, creio que não devemos criticar nem apoiar sem antes ver os projetos de implantação do empreendimento.As empresas envolvidas com este projeto, em parceria com a prefeitura, tem sim condições de implantar este polo industrial de forma ordenada.Cabe a nós eleitores, cobrarmos aos politicos que elegemos e torneremos ou não à eleger, um desenvolvimento sustentável.Nossa região não pode ficar com nossos jovens se formando e tendo que ir trabalhar fora de nossa região, por não haver trabalho dígno.
    Saquarema precisa crescer, mas tendo o cuidado de não perder sua maior riqueza, que é nossa qualidade de vida.
    Attn pedro Lyra

  10. Lamentável o que irão fazer com Ponta Negra/Jaconé. O que irá acontecer com a Mata Atlântica da região? Com o sistema lagunar? Progresso??? Só para o bolso de alguns poucos privilegiados.

  11. Não sou a favor nem contra.
    Aqui neste pais varonil chamado Brasil o que menos importa aos dirigentes politicos é o povo e o meio ambiente.
    O que vai acontecer com o lugar com estes projetos será problema de quem estiver no comando na época.
    O importante agora é : “QUANTO É QUE EU VOU LEVAR NISSO?”

  12. Sou aluna do curso de Ciências Biológicas e muito me preocupo com esse projeto, sei que a Petrobrás tem sempre um bom projeto para a preservação do meio ambiente, mas será que Saquarema tem infraestrutura suficiente para suportar tal projeto? E o geoparque? O que acontecerá com ele? Fica aqui minha pergunta?

  13. Prezados,
    Vejo várias pessoas criticando a implantação do polo em jaconé, sendo que os moradores de Jaconé há está vários anos estão bebendo água de esgoto e essas pessoas nunca se manisfestaram e estas pessoas são as mesmas que todas as eleições elegem essa “panela” que nunca fizeram nada por Jaconé, em breve eles vão chegar nas localidades para enganar o povo mais uma vez, exemplo da água, voces sabiam que a verba foi liberada pela Dilma e Sergio Cabral desde de 2009 ????????????????
    Pessoal, todo progresso você perde e ganha.
    Uma pergunta, o que tem em Jaconé, vários bancos, vários restaurantes, hospitais, faculdades, esgoto, água potável, clínicas, todas as ruas são asfaltadas, várias linhas de ônibus rodando em 10 em 10 minutos até as 24 horas, etc……
    Eu quero tudo isso acima citado.

    Leal

  14. Ola boa tarde a todos .
    Muitos so pensam no desenvolvimento da cidade mas como citaram que jacone nao tem agua esgosto é um lugar esquecido pelos politicos fazem tudo em saquarema e jaconé fazem nada …
    trabalho no rio e la e um local que vou todo final de semana descansar …Uma pergunta? será que chegando seja o que for … eu ainda vou conseguir dar bananas para os micos e escultar os cantos do canario da terra e coleiros …. um abraço a todos

  15. Ao contrário da crítica de muitos daqui, acho que ainda não é o momento pra reclamar nem pra elogiar. Afinal de contas, é uma incógnita saber se esse empreendimento será bom ou ruim pra Jaconé. Principalmente, para as pessoas que,como eu, acompanham o desenvolvimento de Jaconé há mais de 20 anos e viram essa natureza muito mais exuberante do que é hoje. Primeiro, precisamos nos informar sobre o empreendimento, e só depois fazermos as devidas ponderações. Certamente o progresso sempre é bem vindo. Mas do jeito que aconteceu em lugares como Macaé, Muriqui, Sepetiba, Mauá (em Magé, Baixada Fluminense)…duvido que alguém queira. Nesses lugares a natureza simplesmente foi transformada em lixo. Assim como o veranista quer ver o lugar como o encontrou quando chegou pela primeira vez, o morador quer ter um pouco mais de conforto como transporte fácil, limpo e moderno, segurança, ruas asfaltadas e sem lama, investimento em saúde, educação e lazer, etc…..Jaconé nunca precisou tanto da união de progressistas e saudosistas. É hora de lembrar que Jaconé é maior que todos nós.

  16. Meus caros, é obvio que o progresso tem que chegar em qualquer lugar. Saquarema tem sossego, mas não tem emprego, a juventude vem sendo criminalizada de qualquer formas, as pessoas estudam e acabam se mudando para outros municípios para conseguir emprego. Aqui é lugar para aposentados que não necessitam de serviços de saúde pq não funciona nada aqui.
    Cidade de aparências, mentiras, vivo aqui! Sou enganado de 2 em 2 anos.
    Será só eu o cego aqui? Quem defende tem alguma ligação empregatícia com algum político. Sinto perder o sossego para progresso, mas prefiro ver o progresso e os políticos aproveitadores caindo.
    Viva o progresso! Os incomodados que se mudem, como eu farei…

  17. Acabei de construir uma casinha para eu poder descançar na minha aposentadoria e já estou arrependido com esta triste notícia…

  18. Sou moradora de Jaconé e estou muito triste com essa noticia eu amo meu lugar.
    Eu daria meu sangue para lutar contra esse porto.

  19. SOU OCEANÓGRAFO, COM MUITOS ANOS CONHECENDO A REGIÃO DOS LAGOS.

    O PROJETO EM QUESTÃO COM CERTEZA TRARÁ VÁRIOS IMPACTOS AMBIENTAIS…
    EMBORA ESTA OBRA POSSA TRAZER PROGRESSOS É FUNDAMENTAL QUE EXISTAM ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL E RIMAS MUITO BEM FEITOS POR PROFISSIONIAS HONESTOS NÃO COMPROMETIDOS EM GANHAR “POR FORA” , COISA QUE ACONTECE MUITO …..

    OS GOVERNOS E POLÍTICOS , SEMPRE GANANCIOSOS POR DINHEIRO E PODER VÃO TENTAR BOTAR ESSAS OBRAS PARA FRENTE DE QUALQUER JEITO COM PREJUIZOS AO MEIO AMBIENTE QUE DEPOIS SERÃO PROBLEMA DA SOCIEDADE…

    –QUAIS OS IMPACTOS DO DESMATAMENTO NESSA ÁREA DE RESTINGA BORDEJADA POR MATA ATLÂNTICA DA SERRA DE JACONÉ E ADJACENCIAS?

    — NÃO EXISTE NEM UM PLANO DIRETOR PARA ORDENAR A OCUPAÇÃO E LOTEAMENTOS QUE CRESCEM DESENFREADOS E SEM INFRA. O EMPREENDIMENTO ESTÁ RESPEITANDO OS LIMITES DAS ÁREAS NATURIAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL, INCLUSIVE A MATA ATLÂNTICA DA SERRA DE JACONÉ E ADJACENCIAS ?

    –QUAIS OS IMPACTOS PARA A FAUNA E P/ O ECOSSISTEMA MARINHO? QUAIS OS IMPACTOS SOBRE O TRANSPORTE DE SEDIMENTOS MARINHOS?

    — COMO VAI SE SUPRIR AGUA E ESGOTOS PARA ESSE POVARÉU QUE IRÁ TRABALHAR NESSE LUGAR?

    — QUAIS OS BENEFÍCIOS E AÇÕES DE AJUSTES DE CONDUTAS SERÃO DEIXADOS PARA A POPULAÇÃO ALÉM DO DESMATAMENTO ?

    –COMO É QUE MARICÁ UM MUNICIPIO TÃO POUCO DESENVOLVIDO, PODERÁ DAR ESPAÇO A ESSAS OBRAS?

    — APESAR DE MINHA FAMILIA TER TERRENO EM PONTA NEGRA ,NUNCA PENSAMOS EM FAZER CASA DE PRAIA LÁ. O CENTRO PARECE A ENTRADA DE UMA FAVELA , CHEIO DE BUTECOS, COM CENÁRIO BEM COMPROMETIDO. A ÚNICA COISA QUE SALVA É O MAR. O TURISMO É DOMINADO PELO POVARÉU DA FAROFA!! NEM PONTA NEGRA OU JACONÉ TEM CONDIÇÕES ATÉ AGORA PARA ASSIMILAR ISSO.

    SERÁ QUE ESSES POLÍTICOS DA REGIÃO SOZINHOS VÃO DAR CONTA DISSO MINHA GENTE E AJUDAR A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE DA REGIÃO E SEUS ULTIMOS REDUTOS? COMO É QUE FICARA O CENÁRIO DEPOIS? P MELHOR OU P PIOR CHEIO DE “COMUNIDADES”?

    DEIXO ESSAS PERGUNTAS PARA OS LEITORES E ACONSELHO QUE AS PESSOAS SE ORGANIZEM PARA FISCALIZAR O QUE PRETENDEM FAZER. PORQUE AQUI É BRASIL, QUE SE INTERESSA DEVE TOMAR CONTA PELO SEU PRÓPRIO BEM E DA SUAS FAMÍLIAS.

    oceanographer@ibest.com.br

  20. QUEM ESTIVER INTERESSADO DEVE PROCURAR SE ORGANIZAR PARA FISCALIZAR O QUE PLANEJAM FAZER. TODO MUNDO JÁ OUVIU NFALAR DO TAL PORTO. MAS COMO SERÁ FEITO. ?? ONDE VÃO PASSAR AS ESTRADAS E O TAL GASODUTO?

    A OBRA AFETA ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL? GARANTO QUE NESSE CASO O IBAMA NÃO VAI NEM SE MEXER P/ FAZER NADA OU VAI AJUDA-LOS A DESTRUIR O MEIO AMBIENTE. INEA ENTÃO NEM SE FALA..

  21. SOU OCEANÓGRAFO, COM MUITOS ANOS CONHECENDO A REGIÃO DOS LAGOS. O PROJETO EM QUESTÃO COM CERTEZA TRARÁ VÁRIOS IMPACTOS AMBIENTAIS…
    EMBORA ESTA OBRA POSSA TRAZER PROGRESSOS É FUNDAMENTAL QUE EXISTAM ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL E RIMAS MUITO BEM FEITOS POR PROFISSIONIAS HONESTOS NÃO COMPROMETIDOS EM GANHAR “POR FORA” , COISA QUE ACONTECE MUITO.

    SE É PARA FAZER Q SE FAÇA DIREITO E DENTRO DAS LEIS AMBIENTAIS..PRIVILEGIANDO A POPULAÇÃO E NÃO COMO MAIS UM EMPREENDIMENTO PREDATÓRIO….
    OS GOVERNOS E POLÍTICOS , SEMPRE GANANCIOSOS POR DINHEIRO E PODER VÃO TENTAR BOTAR ESSAS OBRAS PARA FRENTE DE QUALQUER JEITO COM PREJUIZOS AO MEIO AMBIENTE QUE DEPOIS SERÃO PROBLEMA DA SOCIEDADE…

    –QUAIS OS IMPACTOS DO DESMATAMENTO NESSA ÁREA DE RESTINGA BORDEJADA POR MATA ATLÂNTICA DA SERRA DE JACONÉ E ADJACENCIAS?
    — SÃO PELO MENOS 3 OBRAS: PORTO NA ÁGUA, INSTALAÇÕES DE TERRA E GASODUTO . PORTANTO NO MÍNIMO 3 ESTUDOS DE IMPACTO DEVERIAM SER FEITOS….

    — NÃO EXISTE NEM UM PLANO DIRETOR PARA ORDENAR A OCUPAÇÃO E LOTEAMENTOS QUE CRESCEM DESENFREADOS E SEM INFRA. O EMPREENDIMENTO RESPEITA OS LIMITES DAS ÁREAS NATURIAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL, INCLUSIVE A MATA ATLÂNTICA DA SERRA DE JACONÉ E ADJACENCIAS ?

    –QUAIS OS IMPACTOS PARA A FAUNA E P/ O ECOSSISTEMA MARINHO? QUAIS OS IMPACTOS SOBRE O TRANSPORTE DE SEDIMENTOS MARINHOS?

    — COMO VAI SE SUPRIR AGUA E ESGOTOS PARA ESSE POVARÉU QUE IRÁ TRABALHAR NESSE LUGAR?

    — QUAIS OS BENEFÍCIOS E AÇÕES DE AJUSTES DE CONDUTAS SERÃO DEIXADOS PARA A POPULAÇÃO ALÉM DO DESMATAMENTO ?

    –COMO É QUE MARICÁ UM MUNICIPIO TÃO POUCO DESENVOLVIDO, PODERÁ ADMINISTRAR ESSAS OBRAS? O CENTRO DE PONTA NEGRA HOJE PARECE A ENTRADA DE UMA FAVELA , CHEIO DE BUTECOS, COM CENÁRIO BEM COMPROMETIDO. A ÚNICA COISA QUE SALVA É O MAR. O TURISMO É DOMINADO PELO POVARÉU DA FAROFA!! NEM PONTA NEGRA OU JACONÉ TEM CONDIÇÕES ATÉ AGORA PARA ASSIMILAR ISSO. A OBRA SERÁ IMPORTANTE MAS SERÁ QUE A POLITICAGEM MEDIOCRE VAI DAR CONTA DO RECADO?

    SERÁ QUE ESSES POLÍTICOS DA REGIÃO SOZINHOS VÃO AJUDAR A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE DA REGIÃO E SEUS ULTIMOS REDUTOS? COMO É QUE FICARA O CENÁRIO DEPOIS? P MELHOR OU P PIOR CHEIO DE “COMUNIDADES” COMO FICOU MACAÉ?

    DEIXO ESSAS PERGUNTAS PARA OS LEITORES E ACONSELHO QUE AS PESSOAS QUE FISCALIZEM O QUE PRETENDEM FAZER. PORQUE AQUI É BRASIL. QUEM SE INTERESSA DEVE TOMAR CONTA PELO SEU PRÓPRIO BEM E DA SUAS FAMÍLIAS.

    oceanographer@ibest.com.br

  22. não da para acreditar que vamos acabar com esse paraíso temos uma praia maravilhosa,onde da para fica na areia tranquilo sem roubo, temos natureza linda animais nas árvores, rua no chão não tem transito infernal, temos uma paz que dinheiro nenhum compra. o porto vai trazer dinheiro e tudo de ruim com ele. por exemplo moro em duque de caxias ao lado da ( reduc ) refinaria de petroleo. caxias e o quinto maior arrecadador de imposto da petrobras do Brasil. onde moro não tem hospital, nem ruas asfaltadas, quando chove enchem e para piora batemos recordes de assaltos,roubo de carros, onibus, comercio e trafico. a passagem de onibus da baixada e a mais cara do rio de janeiro. acham mesmo que petrobras traz algum beneficio acho que não. amo jacone do jeito que ele e………………….

    1. PARA AQUELES QUE QUEIRAM SE INTEIRAR E FAZER ALGUMA COISA A MAIS DO QUE APENAS RECLAMAR, ENTREM EM CONTATO PELO MEU E MAIL. VAMOS NOS ORGANIZAR POR UMA ONG. OS POLÍTICOS JÁ ESTÃO PENSANDO EM SEUS BENEFÍCIOS. VAMOS AOS NOSSOS COMO CIDADÃOS.

      ENTRE EM CONTATO COM moreira@lagrange-ac.org.br

      a LUTA CONTINUA COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS!!!

  23. Decepcionada com tanta idiotice dessas pessoas que só visam o dinheiro…estão querendo fazer um pólo naval em Jaconé (Saquarema)…vão destruir a cidade e nenhum deputado faz nada…áreas reservadas de proteção ambiental será destruída…em um país onde se fala tanto em preservar a natureza e caem em contradição quando o dinheiro fala mais alto… isso é uma vergonha!!!
    Eu amo esse lugar e sinceramente…já estou com saudade desse paraíso que nunca mais será o mesmo…….

  24. Bem gostei muito da matéria e acredito que as duas cidades têm muito a ganhar com esta grande obra, tendo os devidos cuidados, tomamos exemplo Macaé que infelizmente teve uma desordenação agressiva, mais não devemos tomar como ex. o lado ruim, tendo essa referência próxima, temos a capacidade de identificar onde erros foram cometidos e evitá-los e identificar acertos e copiá-los também, sou morador de vilatur precisamos de uma série de obras lá, sei que vamos ter um crescimento acelerado e com isto ficará mais evidente os problemas, pago um IPTU altíssimo e no nosso bairro não vejo muito retorno, mais também vejo que obras estão sendo feitas na cidade e são de grande valia para diminuir o impacto que virá, sou trabalhador offshore na área de perfuração e sei que dispomos hoje de tecnologia para minimizar possíveis problemas advindo de derramamento de óleo, aja visto que isso já é feito no mar, onde até os resíduos orgânicos são monitorados, portanto se cuidarmos melhor da segurança pública, colocarmos em prática oque a lei orgânica diz sobre o saneamento básico, principalmente quanto aos dejetos já despejados in natura na lagoa, podemos ter sim um crescimento sustentável trazendo mais renda e digndade a nossa jente, é fácil eu ser contra um projeto tendo o meu emprego, mais tenho que me colocar no lugar de muitos jovens que hoje ainda estão sem opção, por isso parabenizo aos nossos dirigentes, mesmo pagando um IPTU a nível de ipanema, não podemos fechar os olhos para o progresso e nem abrir mão da sustentabilidade.

    1. DESCULPE AMIGO Mauricio Pertonila Machado MAS VOU TE DIZER O QUE ACHO: QUANDO VC DIZ “temos a capacidade de identificar onde erros foram cometidos e evitá-los e identificar acertos e copiá-los também” VC FALA COMO SE FOSSE UM GESTOR PÚBLICO OU POLITICO. NA VERDADE NÓS NÃO PODEMOS FAZER NADA A NÃO SER FICAR ASSISTINDO. OU ENTÃO VIGIANDO E PROTESTANDO O QUE ACHO MAIS DIFÍCIL POIS ESSE POVO GOSTA MAIS DE CHURRASCO E PAGODE.

      VOU DIZER A VCS UMA COISA CERTA: TRATEM DE SE REUNIR ( EX.POR ASSOCIAÇÕES DE MORADORES ) E CONFERIR O QUE VÃO FAZER PORQUE SENAO VAI VIRAR BAGUNÇA . MACAÉ, A TERRA DO PETROLEO DEVRIA ESTAR UMA MARAVILHA SE FOSSE EM UM PAIS DECENTE QUE NÃO ROUBA O POVO. PONTA NEGRA EM MARICÁ É O RETRATO DO ABANDONO FAZ 40 ANOS . EXISTEM FAVELAS EM MELHORES CONDIÇÕES.

      VCS TEM QUE APRENDER O SEGUINTE. QUANDO O POLÍTICO DIZ :” O PETROLEO É NOSSO” ,” O MINÉRIO É NOSSO” , ELE QUER DIZER QUE É DELE E DA FAMILIA DELE NÃO DA TUA. ELES QUEREM MAIS QUE VCS SE F…..

      EM SAQUAREMA DEVIAM DIZER TB “O IPTU É NOSSO” O QUAL É UMA ROUBALHEIRA E VCS NÃO CONSEGUIRAM FAZER NADA QTO A ISSO.

      ENQUANTO O BRASIL AUMENTA SEU PIB, CONTINUA A LADROAGEM E A FALTA DE RESPEITO AOS CIDADÃOS. APENAS P/ VCS REFLETIREM: DE ONDE VEM OS POLITICOS? NASCERAM POLITICOS? NÃO SÃO PESSOAS QUE VEM DO POVO…

  25. Sou funcionário Público e a princípio digo que todos têm o direito de fazer seus comentários acerca do fato, independente de saberem escrever bem ou não. Sobre o gasoduto havia um projeto de que o mesmo seria construído sobre um morro de propriedade particular, onde não há moradia, paralelo a Estrada de Jaconé, lado esquerdo de quem vai para Jaconé, agora já estão dizendo que vão despejar, das suas residências os respectivos proprietários das casas do lado direito da Estrada de Jaconé, uma atitude completamente injusta com os mais fracos, espero que deem uma indenização justa, pois com menos de RS150, 000,00, não se compra mais nada na localidade. Na minha opinião, comparando o fato com Macaé, onde o desenvolvimento chegou, mas agora o povo sofre as consequências, onde: o trafico, a milícia, os assaltos, o desemprego, a falta de estrutura social, educacional, saúde, saneamento, segurança, afligem a localidade, e o povo de Macaé chora o desenvolvimento mal Administrado. Infelizmente Ponta Negra e adjacências terão suas consequências e as favelas surgirão nos morros existentes, já se pode ver que os micos estão invadindo as mesmas, o esgoto, imundo, já está desaguado no canal e indo para a lagoa, os peixes e camarões estão sumindo e os investidores estão bem longe da localidade. Não vejo qualquer órgão público na localidade fazendo suas pesquisas, teses, relatórios, etc. O asfalto realizado certamente não suportará os veículos, Os ônibus passam de uma em uma hora, o Posto de Saúde de Ponta Negra é pequenino, etc, etc. Como diz Boris C.:”é uma vergonha”. Pois vemos diversos administradores desviando verbas e o povo é que sofre as consequências. Deixo aqui o meu protesto: Adeus Ponta Negra, você um dia foi de bom clima e de boa aparência, onde os pescados eram abundantes e saudáveis, a paz reinava e a saúde era bem melhor. Pois esse Porto poderia ter sido construído num município onde a infra estrutura já estivesse pronta e a população existente teria seu emprego de volta.Os custos seriam menores e os benefícios maiores. Abraços a todos e boa sorte.

  26. Enquanto o dinheiro falar mais alto…vamos destruir…concordo com o comentário do Euclides José, temos exemplos de como o tal desenvolvimento que eles falam causou transtorno, principalmente p Macaé….chegou o progresso, junto chegou o tráfico e outras coisas mais….Quem realmente ama Jaconé sabe que esse lugar é lindo do jeito que é e essa paz que tanto amamos terá fim devido, na minha opinião, a ignorância e ganância…
    “vamos comemorar a estupidez humana…”

  27. PRECISO MUITO DO PORTO POIS SOU METALURGICO (CALDEIREIRO, SOLDADOR, RISCADO ETC ) IR PARA RIO ACORDAR 4HRS E RETORNAR 22HRS E DIFICIL MAS COM O PORTO EM MARICA VAI SER MELHOR PARA MIN E OUTRAS PESSOAS QUE QUEIRAM INGRESSAR NAS AREAS NAVAIS ONSHORE E OFSHORE.

  28. Na verdade, o mundo só visa dinheiro e não está nem um pouco preocupado com as futuras consequências negativas que isso poderá gerar a natureza…

  29. Estou em Jaconé há 23 anos, meu filho caçula, hoje militar e meu neto, sempre falam que a infância deles estão lá, com a construção deste porto, vamos nos tornar uma Macaé, sem estrutura nenhuma, educação falida, muita insegurança, milicianos matando , assalto a moradores, ou seja quase de tudo ruim.Não podemos esperar nada dos políticos pois eles visam interesses próprios, e os bolsos cheios, e o povo que mais uma vez, vai se danar!!!Lamantável !

    1. moreira@lagrange-ac.org.br

      OLÁ SRA ELENICE:

      SOU DE UM ONG AMBIENTAL E TEMOS PROPRIEDADE EM PONTA NEGRA

      ESTAMOS QUERENDO FAZER UMA COMISSÃO INDEPENDENTE PARA FISCALIZAR O Q VÃO FAZER COM BASES LEGAIS . POR FAVOR QUEIRAM AQUELES QUE SE INTERESSEM FAZER ALGO ( EM VEZ DE SÓ RECLAMAR ) CONTAR-ME PELO ENDEREÇO DE E MAIL..

      GRATO

  30. Izabela
    Posted janeiro 2, 2012 at 6:19 PM

    Sou moradora de Jaconé e estou muito triste com essa noticia eu amo meu lugar.
    Eu daria meu sangue para lutar contra esse porto.
    ___________________________________________________

    Izabela lute por uma causa mais nobre doe sangue no HEMORIO

  31. INFELIZMENTE, ESSE PROJETO SEGUIRÁ O MODELO BRASILEIRO JÁ ANUNCIADO COMO FOI EM MACAÉ: RIQUEZAS PATRA POUCOS E DESGRAÇA E DESIGUALDEADE PARA A MAIORIA…… oceanographer@ibest.com.br

    PORQUE É Q NÃO FIZERAM ISSO PERTO DE S GONÇALO NA BAIA DE GUANABARA ?

Comments are closed.