Comunidade

Feira Agrícola no centro de Saquarema

À esquerda, o secretário Elzinho, ao lado do supervisor da Emater, João Batista. Á direita, Pedro, da Associação de Pequenos Produtores Rurais, com as suas deliciosas bananas.

À esquerda, o secretário Elzinho, ao lado do supervisor da Emater, João Batista. Á direita, Pedro, da Associação de Pequenos Produtores Rurais, com as suas deliciosas bananas.

A I Feira de Agricultura Familiar de Saquarema reuniu agricultores, pescadores e artesões no Centro da Vila, ao lado da Praça Oscar de Macedo Soares, mais conhecida como Praça do Artesanato, com objetivo de divulgar produtos agrícolas e oriundos da pesca, incrementando o agronegócio no município. Para isso, o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca – Elzo Silveira, o Elzinho – e o vice- prefeito e secretário de saúde Amilcar Ferreira, tomaram um típico café da manhã da roça com 25 produtores locais, na manhã do sábado.

Rãs“Além da divulgação dos produtos, nosso maior interesse é promover a integração entre o pequeno produtor, o poder público e a população”, ressaltou Elzinho.

Mudas e sementes, banana, coco, aipim, laranja, acerola e doces em compota, embutidos de peixes e artesanato local foram alguns dos produtos oferecidos.

“Somos novos na cidade e a feira é uma oportunidade de conhecermos outros produtores locais”, comemorou Luiz Gomes, que há um ano e meio tem uma ranicultura no Rio Mole.

Uma artesã de Mombaça tecendo esteira com taboa
Uma artesã de Mombaça tecendo esteira com taboa
Outra expositora que aprovou a realização do evento foi Noelícia Santamarinha, que faz doces caseiros, em Itaúna. “Meu próximo passo será trabalhar somente com produtos orgânicos”, planeja.

Representantes da Cobepps, Cooperativa de Beneficamento do Pescado de Saquarema, também levaram seus produtos para a feira, assim como hortos e o charme do artesanato rústico de Mombaça, feito com taboa. As duplas sertanejas Gabriel e Clerinston e Dionei e Marcio fizeram o público dançar e se divertir até tarde da noite. O evento, uma parceria da Prefeitura de Saquarema com a Emater-Rio, também ofereceu palestras sobre Produção, Manejo e Desenvolvimento da Agricultura de Saquarema, além de Agronegócio.

Similar Posts